Tarte de Whiskey

Recordo-me como se fosse ontem, de estar a brincar na casa dos meus avós e de ficar entusiasmada sempre que ouvia a música da carrinha dos gelados. Aquele som significava uma ida de mão dada com a minha avó até ao outro lado da rua, para a ajudar a escolher os gelados que compraria para essa semana.

De todos os que ela comprava havia um que se destacava, uma tarte de whiskey gigante que era devorada numa só refeição. Era uma tarte de gelado de nata e whiskey, com uma fina camada de caramelo, havia algo crocante na parte de nata, mas não me recordo o que era, e tinha uma cobertura de doce de ovo fantástica.

Nunca encontrei em lado algum, tarte de whiskey tão saborosa quanto aquela. Sinto-me quase como o Ted, de «How I Met Your Mother», quando ele provou o melhor hambúrguer da vida dele, num restaurante desconhecido, e depois não conseguiu encontrar hambúrguer tão bom em mais lado nenhum. É igual para mim, mas com a tarte de gelado de whiskey.

Devem estar a perguntar-se se eu vou tentar recriar a tarte de whiskey da minha infância. A minha resposta é não. Não me atrevo a tentar recriar algo tão perfeito, mas atrevo-me a inspirar-me nessa tarte para criar uma sobremesa, igualmente fantástica.

Apetecia-me uma tarte diferente para o almoço de domingo e depois de muito pensar, achei que seria interessante criar uma sobremesa com whiskey. Porquê, não sei bem, talvez o episódio de Outlander, que vi na noite de sábado para domingo, tenha servido de inspiração.

Decidi então começar com uma base de bolacha digestiva, um recheio de nata e whiskey e uma cobertura de doce de ovos, para dar o toque extra calórico que uma boa sobremesa deve ter.

O casamento dos três sabores resultou numa união bastante feliz e rica, que nos deixa deliciados a cada garfada.

Sem mais demoras, para recriares esta sobremesa em casa vais precisar de:

INGREDIENTES:

  • 300 g de bolachas digestivas
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 5 folhas de gelatina
  • 2 pacotes de nata
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de whiskey
  • 6 gemas
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 6 colheres de sopa de água

COMO FAZER:

Começamos com a base. Tritura-se as bolachas na processadora e mistura-se a manteiga derretida. Cobre-se o fundo de uma tarteira com esta mistura de bolacha. Pressiona-se bem com os nós dos dedos, para que fique compacta e bem distribuída. Leva-se ao frigorifico.

Para o recheio, primeiro, coloca-se as folhas de gelatina numa taça submersas em água e reserva-se. Bate-se as natas em castelo num outro recipiente, mistura-se o leite condensado, a essência de baunilha e o whiskey. Retira-se as folhas de gelatina da água, espreme-se para que fique sem água, leva-se ao microondas numa taça durante 5 a 10 segundos. Mistura-se a gelatina no creme de natas e whiskey, mistura-se bem. Verte-se este creme sobre a base de bolacha e leva-se novamente ao frigorifico durante 40 minutos ou ao congelador durante 20 minutos.

Para a cobertura, separam-se as gemas das claras, congelam-se as claras para usar mais tarde. Coloca-se as gemas numa panela, com o açúcar e a água. Mexe-se bem para que todos os ingredientes se misturem e coloca-se a panela em lume brando. É preciso mexer continuamente com a varinha de arames para evitar que ganhe grumos e se cole ao fundo da panela.

Quando ficar espesso, retira-se do lume e deixa-se esfriar. Quando frio, com uma colher distribui-se o doce de ovos sobre a as natas, que entretanto solidificaram. Leva-se ao frigorifico até ser servido.

Uma ótima sobremesa para brindar os convidados de domingo ou simplesmente para nos deliciarmos neste tempo mais quente.

Para ver mais receitas como esta, dá uma olhadela nas receitas docinhas aqui no blog e para não perderes nenhuma receita segue o blog em baixo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: