Espetadas de Frango de Kumandra

Os filmes de animação da Disney e da Pixar sempre fizeram parte da minha vida. Acompanharam a minha infância e prevaleceram até aos dias de hoje. Sou sempre surpreendida pelos novos filmes que vão lançando, sobre as histórias, as personagens e até mesmo os mundos que criam.

Este ano deixei-me encantar pelos diversos filmes que têm estreado, de Raya a Cruella, já os vi a todos mais do que uma vez. Mas houve um que me conquistou pela comida. Sim, um dos lançamentos deste ano foca muito em cenas que se desenrolam em volta de comida e esse filme é o «Raya e o Último Dragão».

A história passa-se num mundo de fantasia, Kumandra, onde 500 anos antes, os dragões se sacrificaram para manter o povo longe de uma força maligna criada pela desavença humana. Este filme conta a história de Raya, uma jovem de Coração (uma terra de Kumandra) que procura o lendário último dragão, Sisu, para que este use os seus poderes para restaurar novamente a terra despedaçada, o seu povo dividido e para trazer o pai dela de volta.

Perguntam-se, mas o que é que este filme tem a ver com comida? Vejamos…

Podemos começar com a cena em que o pai dela, lhe ensina que a união das terras de Kumandra é fundamental para o equilíbrio do mundo, usando os ingredientes de uma sopa. Depois como Coração tenta unir os povos através de uma refeição conjunta. Ou então, como os problemas de confiança de Raya são revelados no momento em que Boun lhe prepara Congee e ela pensa que pode estar envenenado. E uma das minhas cenas preferidas, a refeição partilhada entre eles no barco de Boun, antes de entrarem em Presa.

As refeições são bem representadas e extremamente apetitosas ao longo do filme, pelo que ao revê-lo este fim de semana, me decidi tentar recriar ou inspirar-me no filme para criar uma receita alusiva ao mesmo. Depois de investigar vi que a sopa já tinha sido bastante reproduzida ao longo da internet, então foquei-me na minha cena preferida e optei por algo que Boun está a comer, enquanto conta aos companheiros de viagem o quanto sente falta da sua irmã mais velha.

Espetadas de frango. Uma ótima receita para este verão, para tal como Boun, partilhar com os melhores amigos, com a família ou para aproveitar sozinho.

Apesar de a história se desenrolar no reino de Kumandra, podemos ver o quanto vai buscar influência ao sudeste asiático, pelo que me inspirei um pouco nas receitas destes países para criar a minha própria versão das Espetadas de Frango de Kumandra.

Ingredientes:

  • 2 peitos de frango
  • 1 cebola pequena
  • Raspas de meio limão
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sobremesa de açúcar mascavado
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher de café de açafrão
  • 1/2 colher de café de pimentão doce
  • 1/2 colher de café de pimenta preta
  • 2 +2 colheres de molho de soja
  • 1 colher de chá de mel
  • 4 pauzinhos de espetada

Como fazer:

Num processador, junta-se a cebola cortada em quartos, os dentes de alho, o açúcar, o sal, o açafrão, o pimentão doce, a pimenta preta, as raspas de limão, duas colheres de molho de soja e tritura-se até que forme uma pasta.

Corta-se os peitos de frango em cubos e coloca-se numa taça. Envolve-se o frango com o preparado anterior até que todos os pedacinhos de frango fiquem bem cobertos pela pasta. Deixa-se “marinar” durante 20 minutos.

Prepara-se o grelhador, eu usei um elétrico, aquecendo-o bem. Voltamos novamente a nossa atenção para o frango e pegando nos pauzinhos de espetada, dividimos a carne marinada pelos quatro pauzinhos e levamo-los ao grelhador. Vamos virando as espetadas de 6 em 6 minutos ou à medida que vão ganhando cor.

Quando estiver bem selada de todos os lados, num copo mistura-se as restantes duas colheres de molho de soja e mel, mistura-se bem e pincela-se as espetadas com este molho tão simples. Deixa-se caramelizar as espetadas durante mais uns minutos e voilá.

Uma receita super simples, rápida e deliciosa, inspirada nas espetadas de frango do filme «Raya e o Último Dragão».

Gostas destas receitas diretamente do ecrã para a tua mesa? Que receita de que filme ou série gostavas de ver recriada aqui?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: