Kimbap de Frango

Kimbap é um prato coreano pelo qual me apaixonei a ver K-Dramas. Era “fácil” de fazer, via-os levarem-nos nas marmitas, comerem kimbap em família, todos em volta do mesmo prato. Havia algo na “simplicidade” do prato que me fascinava e sempre quis experimentar.

Ao contrário do que eu pensara, estes rolos de alga e arroz que se parecem com os de sushi, são uma versão coreana, cujo tempero do arroz é diferente e o recheio do mesmo é muito mais diversificado.

Pode-se fazer kimbap de quase tudo, desde kimbap de omelete, kimchi, atum, franco, carne picada… As opções são infindáveis.

Para experimentar, tentei uma versão bastante simples. Um kimbap de espinafre, cenoura e panado de frango que ficou uma delícia.

Levei-o numa marmita para a pausa do almoço e aguentou a viagem lindamente. Uma comida fantástica para um piquenique, que este tempo já puxa para isso.

Ingredientes:

  • 1/2 chávena de arroz
  • 1 chávena de água a ferver
  • 1 colher de sopa + 1 colher de sobremesa de óleo de sésamo
  • 1 chávena de espinafres
  • 1 colher de café de alho em pó
  • 1 cenoura cortada em Juliana
  • 1 panado de frango
  • Ketchup q.b.
  • Óleo de Sésamo q.b.
  • Sal q.b.

Como fazer:

Primeiro vamos começar com o arroz. Coloca-se o arroz num coador e lava-se muito bem com água corrente até que a água que escorre fique límpida. Numa panela junta-se o arroz e a água a ferver, coloca-se no mínimo, tapa-se e deixa-se cozinhar sem mexer durante 20 minutos.

Ao fim dos 20 minutos desliga-se o fogão, tempera-se o arroz com uma colher de sopa óleo de sésamo e uma pitada de sal, envolve-se tudo muito bem e deixa-se repousar 15 minutos, com o testo e depois sem o testo.

Num tacho coloca-se uma colher de sopa de óleo de sésamo e os espinafres, quando estes começarem a diminuir em tamanho, junta-se o alho em pó e mistura-se bem. Assim que estiverem bem macios, desligue o fogão e reserve-os.

Corta-se a cenoura em juliana ou em palitinhos bem finos e reserva-se.

Quando o arroz estiver frio, podemos começar a montar o nosso kimbap.

Sobre uma esteira de bambu, coloca-se a folha de nori com a parte fosca virada para cima. Cobrem-se dois terços da folha com uma camada fina e bem prensada de arroz, coloca-se o panado cortado em tiras finas, a cenoura e os espinafres. Os ingredientes devem formar um montinho na primeira parte da secção de arroz. Coloca-se um pouco de ketchup sobre a cama de espinafres e está pronto a ser enrolado.

O kimbap começa a enrolar na parte que tem arroz até à secção que não tem. Deve ser bem apertado à medida que vai sendo enrolado para que fique bem prensado e não se desmonte quando começarmos a partir.

No fim, quando já tiver em rolo, passa o dedo por água corrente, passa pela margem da folha nori e sela o rolo. Pincela-se com um pouco de óleo de sésamo o topo do rolo e o gume da faca com que irá cortar o rolo.

Corta primeiro o rolo em dois e depois começa a cortar em metades, até ter umas rodelas de cerca de um centímetro de altura. Em caso de dúvida, pode sempre guiar-se pelo gif apresentado a seguir.

Repete-se o processo até terminar com os ingredientes e voilá.

Uma receita que requer tempo, mas que não é complicada. Uma verdadeira delícia para as marmitas que se leva para o trabalho, para a escola ou mesmo para um piquenique.

Rendi-me e tenho em mente experimentar novos recheios muito em breve.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: