Cheesecake Japonês

Se eu tivesse de dizer a alguém um facto engraçado sobre mim, eu diria: «não sou uma pessoa de doces, mas adoro fazer sobremesas». Peculiar, certo? Mas é verdade. Sou a rapariga que oferece os Ferrero Rocher que recebe como prenda, porque genuinamente não gosto. Dispenso chocolates, bolos e qualquer outra coisa doce com grande facilidade. Sou uma rapariga dos salgados, um bom presunto, um queijinho bem saboroso, um pão com chouriço, conquistam-me mais depressa do que qualquer doce do mercado.

Isto não quer dizer que não coma doces. Um kinder de vez em quando, uma fatia das sobremesas que preparo, isso vai sempre, mas não é algo pelo qual tenha desejos.

Contudo, tenho de admitir que desde que abracei este gosto pela cozinha, que tenho comido mais docinhos e que tenho guardado mais receitas de sobremesas para experimentar. Com a desculpa de um almoço de família há uns domingos atrás, decidi dar uma hipótese ao Cheesecake Japonês.

Um cheesecake diferente do tradicional cheesecake de frutos vermelhos. Um cheesecake sem base de bolacha, cobertura de doce ou mesmo de não ir ao forno. Este cheesecake é cozinhado como um pudim, adquire uma textura macia e um sabor aveludado, muito diferente de qualquer outro que tenha experimentado.

Era uma sobremesa pela qual estava ansiosa de provar, graças a todas as fotos e vídeos que havia visto nas redes sociais. Pois este cheesecake é bastante famoso pelo seu aspeto fofo.

Tive de experimentar e decidi que era o momento certo. Muni-me de tudo o que iria precisar, arregacei as mangas e pus mãos à obra. No fim de tudo, quando provei, agradeci por ter decido experimentar. Ficou maravilhoso e conquistou os de cá de casa. Tudo nele era fantástico, o sabor, a textura e o aspeto.

Como foi um sucesso decidi partilhar convosco a receita. Para a recriares vais precisar de:

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 1/2 colher de chá de vinagre
  • 3/4 de chávena de açúcar
  • 5 colheres de sopa de manteiga
  • 250 g de queijo creme
  • 1/4 de chávena de leite
  • 3/4 de chávena de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de sumo de limão
  • Açúcar em pó q.b. (para enfeitar)
  • Morangos (opcional)

Instruções

Primeiro separam-se as gemas das claras. Reservam-se as gemas para mais tarde e batem-se as claras em castelo. A meio do processo, adiciona-se o vinagre e bate-se até que as claras formem picos e estejam com um aspeto brilhante. Reserva-se.

Numa outra taça, derrete-se a manteiga, junta-se o açúcar, o queijo creme, as gemas e o leite e mexe-se bem. Quando estiver homogéneo, peneira-se a farinha e o amido de milho e adiciona-se à massa de queijo creme. Junta-se o sal, o sumo de limão e bate-se tudo muito bem, até ficar novamente homogéneo.

Com a ajuda de uma espátula, vai-se adicionando as claras à massa do cheesecake com movimentos suaves. Nunca use de novo a batedeira elétrica ou a varinha de arames. É importante que o faça com uma espátula gentilmente para que o cheesecake fique bem fofo. Adicione as claras pouco a pouco e quando estas terminarem certifique-se que a massa fica uniforme e sem riscos brancos de claras mal misturadas.

Forra-se uma forma com papel vegetal, verte-se a massa cuidadosamente e bate-se com ela no tampo da mesa ou na bancada para que não haja bolhas de ar. Coloca-se a forma dentro de outra maior e enche-se essa com água quente. Levam-se as formas assim ao forno, pré-aquecido a 180º durante 1 hora. Depois desliga-se o forno e mantem-se o cheesecake lá dentro com a porta fechada durante 45 minutos. Abre-se a porta e espera-se mais 15. Este processo é essencial para que ele vá arrefecendo gradualmente e não perca a sua consistência fofa e a sua altura.

Retira-se o cheesecake do forno, desenforma-se e deixa-se arrefecer completamente antes de ser servido.

Uma sobremesa deliciosa e que foi uma surpresa bastante agradável. Uma surpresa que parece complexa, mas que apenas exige um pouco de paciência e de tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: