Cheesecake de Coco e Chocolate Branco com Base de Amêndoa

É sábado, véspera de Páscoa, e eu estava acordada desde as cinco horas da manhã. O dia corria-me de feição, tinha trabalhado imenso desde que acordara, sentia-me energética e super produtiva. Queria fazer um pouco de tudo e usar a minha energia para pôr em prática novas ideias e projetos pessoais. Existem dias em que sentimos que nada nos pode deter e este foi um desses dias.

Andava a sonhar com uma nova sobremesa há meses, mas nunca me decidira a pô-la em prática, porque cá em casa estamos a tentar manter uma alimentação mais saudável. Mas Páscoa é Páscoa e tem de haver muitos docinhos e bombas calóricas. um pouco de açúcar uma vez quando «o Rei faz anos», nunca matou ninguém. Então, arregacei as mangas, aproveitei que os meus pais foram até à cozinha preparar pão de ló de ovos moles, uma receita vencedora da minha mãe, para me juntar a eles.

Enquanto eles ocuparam a bancada, eu tomei conta da mesa da cozinha. Cada qual a trabalhar no seu doce, enquanto ouvimos música e conversamos, sempre abafados pelo som da batedeira elétrica.

Preparei o meu doce com um friozinho nervoso a consumir-me o estômago. Esta era uma daquelas receitas que se preparam sempre com receio, pois o entusiasmo e a espera foram tais que o medo da desilusão era ainda maior. Tinha sonhado tanto com este cheesecake, tanto, tanto, que se ele não prestasse, era capaz de deixar cair uma lágrima.

Só que… tam tam taaam… não houve desilusão, não houve lágrima de dor, mas sim de alegria. Era tal e qual como eu tinha imaginado. Uma bomba calórica extremamente deliciosa. Um cheesecake de sabores intensos e incríveis. Um creme mais denso, mas ao mesmo tempo macio. A base que era um dos meus maiores receios, foi um sucesso. Modéstia à parte, estava fantástico e então quando bem fresquinho, maravilhoso!

Fiquei tão contente com os resultados que decidi partilhar convosco a minha receita de Cheesecake de Coco e Chocolate Branco com Base de Amêndoa!

Ingredientes:

  • 400 g de miolo de amêndoa moído
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 90 g de leite de coco
  • 400 g de chocolate branco
  • 2 pacotes de natas (400ml)
  • 500 g de mascarpone
  • 60 g de açúcar em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 5 folhas de gelatina
  • 1/2 chávena de coco ralado

Como fazer:

Em primeiro lugar, prepara-se a base do cheesecake. Para fazer a base de amêndoa, derrete-se a manteiga num recipiente fundo e junta-se a amêndoa ralada. Envolve-se tudo até que esta fique com a consistência de uma massa quase moldável. Espalha-se a base de amêndoa no fundo de uma tarteira e pressiona-se bem para que fique bem compacta. Leva-se a tarteira ao frigorifico, enquanto se prepara o cheesecake.

Para o cheesecake, em primeiro lugar, colocam-se as folhas de gelatina a demolhar numa taça com água e reserva-se.

Bate-se as natas em castelo, junta-se o açúcar em pó e reserva-se.

Numa taça coloca-se o leite de coco e o chocolate branco partido aos pedaços, leva-se a derreter durante 15 segundos no microondas. Mexe-se o chocolate com um garfo até que este esteja bem derretido e homogéneo. Junta-se o mascarpone ao chocolate e bate-se com uma varinha de arames, até que fique bem cremoso. Envolve-se a mistura do chocolate branco, com movimentos suaves, às natas em castelo e reserva-se.

Coa-se a água da taça onde pusemos as folhas de gelatina de molho, espreme-se as folhas para tirar o excedente de água e leva-se a gelatina ao microondas durante 10 segundos. Junta-se a gelatina, agora liquida, à mistura do cheesecake e envolve-se bem.

Retira-se a tarteira do frigorifico e cobre-se a base de amêndoa com a mistura de cheesecake. Com a ajuda de uma espátula, nivela-se um pouco o topo e leva-se ao frigorifico entre uma a duas horas.

Antes de servir cobre-se o topo com coco ralado e voilá!

Um cheesecake fora do comum, mas delicioso. Não podem contar com aquele sabor aveludado e suave do cheesecake tradicional, pois o que vão encontrar é um cheesecake com sabores mais intensos. É simplesmente incrível e sabe ainda melhor se for servido bem frio. Por isso, recomendo sempre a deixar no frigorifico pelo menos duas horinhas, para que fique no ponto.

Espero que tenham gostado desta receita e, caso experimentem, partilhem comigo o vosso feedback.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: