Rotina de Skincare Matinal

Às vezes nem eu me reconheço. A sério! Quem me viu e quem me vê. Eu era uma daquelas raparigas que não entendia por que é que as pessoas gastavam tempo e dinheiro em cremes para isto e para aquilo. Que não entendia por que é que as pessoas se sujeitavam a “fazer figuras” com máscaras faciais ou se davam ao trabalho de esfoliar a cara. Adorava maquilhar-me, “perdia” tempo com isso, mas era incapaz de o fazer para cuidar devidamente da minha pele. Ilógico, eu sei.

Quando fui a Londres, com as minhas irmãs e a minha tia, fui a única que não levei cremes para o rosto, lábios ou mãos. Acreditava que passar desmaquilhante nos olhos, lavar a cara de manhã e à noite era o suficiente. Vivi com esse ideal durante anos.

Na universidade, ainda tentei mudar um bocadinho, também para experimentar os produtos que vendia enquanto revendedora Avon, na altura. Mas nunca consegui estabelecer um rotina, nem manter a assiduidade desses tratamentos.

Era capaz de o fazer durante uns cinco dias, mas logo me passava a “febre” e voltava aos velhos hábitos. No inicio do ano passado, sem motivo algum, dei por mim a passar a mão pela cara e a pensar: «Caramba! Que pele seca, Ana Margarida!». Já tinha tido aquele pensamento, só que nunca tinha tido tanto impacto. Ganhei uma outra consciência da minha pele e isso afetava-me a autoestima.

Comecei pelo básico, um creme hidratante que colocava à noite antes de ir para a cama e aos poucos fui acrescentando mais passos. De forma gradual, criei primeiro uma rotina de cuidados nocturnos, passado uns tempo um rotina matinal. Estes cuidados foram transformando a minha pele e, por sua vez, a minha vida.

Não tenho uma pele incrível, nem posso ser modelo de uma campanha de skincare, mas a verdade é que sinto a pele mais hidratada, luminosa e sinto que certa forma estes cuidados alteraram o meu bem estar. Sinto-me mais confiante em relação à minha pele, algo que eu pensei que nunca teria influência na forma como ajo no dia-a-dia e que afinal tinha.

1 . MOUSSE DE LIMPEZA

Este foi o primeiro passo que implementei na minha rotina. Uma boa limpeza facial ao acordar. De todos os produtos que já experimentei, comigo o que funciona melhor é a mousse de limpeza. É suave, de fácil utilização e é o que melhor combina comigo.

Eu uso a Purely Essential Mousse Démaquillante da Diadermine, que é bastante acessível. Coloco um pouco na mão, junto-lhe um pouco de água e esfrego suavemente a casa em movimentos circulares. Lavo primeiro com água quente e termino com água fria.

Seco bastante bem a cara a uma toalha limpa.

2 . CREME DE OLHOS

Muitas são as pessoas que utilizam o creme de olhos no fim da rotina. Eu própria já cometi esse erro, contudo ao investigar mais sobre o assunto, apercebi-me que a melhor forma de o utilizar é antes do sérum e do creme hidratante. Desta forma, atua diretamente na pele, o que não aconteceria se aplicado no fim dos outros cuidados.

O contorno de olhos que eu utilizo é o Marine Active Eye Cream da The Skin House. Para aplicar, coloco um pouco do creme na ponta do dedo anelar e com pancadinhas suaves aplico da parte interna para a parte externa do contorno ocular. Sempre com muito cuidado, pois a pele do contorno ocular é ainda mais sensível do que a restante pele do nosso rosto.

3 . SÉRUM

Com a cara limpa e o contorno de olhos aplicado, está na altura de usar o sérum. O sérum que eu uso é o Radiance Strength Serum 12.5% Vitamin C da Revolution. Os séruns são tratamentos muito concentrados pelo que devem ser aplicados antes do creme hidratante, para que a absorção por parte da pele seja maior. Pelo que eu coloco um pouco no rosto e no pescoço e com massagens suaves espalho-o pelo rosto.

4. CREME HIDRATANTE

Quase, quase, para terminar, aplico o creme hidratante que vai rematar o tratamento que a minha pele precisa para se manter bem hidratada durante o dia. Eu uso o Creme de Dia com óleo de amêndoa da Nivea. Que tem um fator de proteção 15. É o indicado para pele seca e sensível como a minha e é extremamente suave. Nem dou por ela que o estou a usar, algo que no passado acontecia com outros cremes que usava.

Para o aplicar coloco umas “pintas” do creme pela cara e massajo com movimentos suaves para que este “cubra” todo o meu rosto.

5 . BÁLSAMO LABIAL

São muitas as pessoas que não ligam ao estado dos lábios, contudo eu acho que estes devem fazer parte da rotina de cuidados. Pelo que só dou por finalizado tudo, quando aplico o bálsamo labial para hidratar os lábios. O que eu uso é o Cold Cream Lip Butter da Avène. Tal como a minha pele, os meus lábios costumam ser muito secos e propícios a “rebentar” com muita facilidade. Desde que comecei a usar o bálsamo de manhã e à noite, só em casos muito extremos (constipações e assim) é que eles se mostram mais desidratados.

.

Estes são os passos que resultam para mim, nem toda a gente vai sentir necessidade de usar tantos produtos, outros que vão achar que são poucos. Afinal uma rotina coreana de cuidados de pele tem dez passos, a minha é apenas metade. Contudo é a rotina que me satisfaz e que funciona comigo.

E vocês? São adeptos de cuidados de pele? Tem alguma rotina matinal ou são adeptos de uma boa limpeza apenas com água?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: