Bolo de Coco

Há comidas que nos levam a viajar no tempo. Que nos transportam até tempos que já lá vão, que não voltam e que deixam saudades. Existem comidas, fragrâncias e sabores que nos fazem recuar e voltar a ser crianças.

Eu tenho algumas assim. Algumas receitas que me recordam tempos de inocência e curiosidade ávida. Tempos em que imitava os adultos e imaginava de forma sonhadora com o dia em que também eu seria assim. Vestia o pequeno avental axadrezado com um galo de Barcelos estampado no peito, que a minha avó me comprara numa feira de artesanato. Subia para uma cadeira de modo a ficar ao nível da bancada da cozinha. Arregaçava as mangas e esperava pelo momento em que a minha mãe me iria deixar ajudá-la.

A minha tarefa preferida era a de rapar muito bem a massa dos bolos do fundo das tigelas e regalar-me com o que sobrava na espátula. Sempre gostei de ajudar com os bolos, apesar de nunca ter sido uma miúda de doces. Alguns desses bolos, onde eu estorvava mais do que aquilo que ajudava, ficaram marcados na minha memória e, sempre que os provo, recordo-me daqueles pequenos momentos tão simples.

Bolos invertidos, bolos de laranja ou de iogurte, até o simples bolo de chocolate com chantilly, todos eles me fazem viajar no tempo. Bolos tão simples, clássicos na vida de toda a gente, mas feitos com muito amor. O bolo de coco era um desses clássicos que a minha mãe fazia muitas vezes quando eu era mais nova. Um bolo que não precisava de creme para ser húmido ou saboroso. Que nos fazia derreter a cada dentada.

Foi com essa recordação em mente que me lancei a fazer pela primeira vez em 24 anos, quase 25, o meu primeiro bolo de coco. Sem receitas para me guiar, apenas a intuição e algumas lembranças de ver a minha mãe fazer um. Com o bloco de notas e uma caneta ao lado da balança, como sempre, fui tomando notas das medidas, dos ingredientes que utilizava, pois nunca se sabe se será um sucesso e … posso-vos dizer que ficou muito, muito bom.

Fiz logo um segundo para mandar para a minha irmã mais velha. Um miminho de casa. E todos gostaram. Por isso, deixo-vos hoje, a minha receita de bolo de coco, para que possam também vocês maravilhar-se com um bolo tão simples e tão fácil de fazer.

Para recriarem este bolo em casa vão precisar de:

  • 300 g de farinha de trigo para bolos
  • 100 g de coco ralado
  • 200 g de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 200 ml de óleo
  • 1 iogurte natural
  • 2 ovos
  • 300 ml de leite magro

Como fazer:

Numa taça, mistura-se todos os ingredientes secos, a farinha, o coco, o açúcar e o fermento, envolve-se com um garfo e reserva-se. Noutro recipiente, junta-se o óleo, o iogurte, os ovos e o leite, mistura-se muito bem com uma varinha de arames ou uma batedeira elétrica.

Adiciona-se, gradualmente, os ingredientes secos aos líquidos, até que fique uma massa homogénea.

Verte-se a massa para uma forma, previamente forrada com papel vegetal, e leva-se ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 30 minutos ou até o palito sair seco.

É um bolo super fácil de fazer e um clássico cá por casa. A verdadeira prova de que as receitas não precisam de ser muito complexas para serem apreciadas e extremamente saborosas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: