Peitos de Peru em Cama de Legumes

Eu amo cozinhar. É daquelas pequenas coisas que me conforta. Mas existem aqueles dias em que estou mais inspirada. Isto acontece a toda a gente, penso eu. Por muito que amem fazer algo, há dias em que sentem que estão mais motivados do que outros. O que é perfeitamente normal. Neste dia, eu estava on fire. Tinha sido um dia produtivo, tinha dado o litro no trabalho e nos meus projetos. Era daqueles raros dias em que acordei super bem disposta e com as pilhas todas.

Estava de tal forma imparável que mandei uma mensagem à minha mãe, na pausa da manhã, a informá-la que o jantar ficava à minha responsabilidade. Disse-lho e ainda nem sequer tinha uma ideia do que iria preparar. Aproveitei a boleia do meu namorado e fui até ao Lidl, buscar umas coisas que precisava para casa e, enquanto andava pelos corredores, surgiu-me uma daquelas inspirações súbitas.

Agarrei nuns quantos legumes, em dois peitos de peru inteiros, bacon e tudo começou a fazer sentido na minha cabeça. As minhas engrenagens já aceleradas naquele dia estavam a funcionar a todo o vapor. A imagem do que seria o jantar começou a formar-se na cabeça e eu soube que, se não fosse mais, iria ficar lindo.

Enquanto preparava o jantar só pensava: «Está com tão bom aspeto, que se o sabor não corresponder, vou chorar». Estava tão ansiosa por saber se tinha sido um sucesso que deixei que todos experimentassem antes de eu mesma o fazer. Nem sempre, os dias em que estou com as pilhas no máximo, são os que as minhas invenções saem melhor e estava mesmo ansiosa por saber se tinha ficado tão saboroso quanto imaginara.

O veredito final foi que estava tão delicioso quanto o seu aspeto. Incrível mesmo, modéstia à parte. Estava suculento, tenro, saboroso, no ponto. Por isso, decidi trazer-vos hoje esta receita maravilhosa de peitos de peru recheados com bacon em cama de legumes.

Para recriares esta receita vais precisar de:

  • 2 peitos de peru
  • 3 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 colher de chá de alecrim moído
  • 1 colher de chá de pimentão doce
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • Pimenta preta q.b.
  • 200 g de bacon em cubos
  • 1 cenoura
  • 2 cebolas médias
  • 1 dentes de alho picado
  • 1/2 chávena de pimento verde em cubos
  • 1/2 chávena de pimento vermelho em cubos
  • 2 colheres de azeite
  • Sal q.b.

Como fazer:

Num tupperware, junta-se o molho de soja, o alecrim, o pimentão doce, o alho em pó, um pouco de pimenta preta e adicione os peitos de peru inteiros. Tapa-se o tupperware e abana-se de modo a que tudo fique bem misturado e os peitos bem envoltos na marinada. Deixa-se marinar enquanto se prepara os legumes.

Descasca-se as cenouras e lamina-se em rodelas bem finas. Corta-se os pimentos, tanto o verde, como o vermelho em cubos e as cebolas em meias luas finas. Coloca-se um tacho grandinho ao lume com o azeite. Quando o azeite estiver bem quente, junta-se os legumes que se acabou de preparar, mexe-se um pouco, adiciona-se o alho, um pouco de sal e deixa-se cozinhar um pouco.

No entretanto, retira-se os peitos da marinada e faz-se pequenos golpes nos mesmos. Preenche-se os golpes com o bacon aos cubos e o que não se conseguir colocar nos peitos, junta-se aos legumes no tacho.

Mexe-se os legumes uma última vez, colocam-se os peitos em cima dos legumes e deixa-se cozinhar no máximo durante 15 a 20 minutos. Coloca-se o lume no mínimo, tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar por mais 15 minutos ou até verificar que a carne está completamente cozinhada. Digo isto porque os tempos podem variar de fogão para fogão.

Pode servir-se com arroz ou com batata.

Um prato que superou todas as minhas dúvidas e que mostrou ser uma agradável surpresa. Nem sempre os dias mais energéticos são os mais proveitosos na cozinha, mas este foi um “dia sim”.

Simplesmente fabuloso, mais fácil do que aparenta e faz um brilharete. Confiem em mim!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: