Panquecas de Aveia

Já devem estar fartos de me ouvir falar do Dia de São Valentim, mas estas duas semanas são inteiramente dedicadas ao tema aqui no blog.

Por norma não gosto deste dia. Acho que é um pouco sobrevalorizado e extremamente comercial. É uma desculpa para os casais de namorados partilharem o seu afeto nas redes sociais. Contudo, este ano vejo algo de mais romântico no dia de São Valentim.

Talvez se deva ao facto de estarmos todos confinados, de não haver cinemas, restaurantes e trânsito para entrar em qualquer superfície comercial. Por não haver a pressão de o plano de este ano, ter de superar o do ano anterior. Vejo no confinamento a oportunidade de os casais reinventarem o modo como vivem este dia e talvez de o viverem mais intensamente.

Não existem as conversas da mesa do lado que se sobrepõem às vossas, dada à proximidade das mesas neste tipo de dias. Não existe o casal que mastiga as pipocas de boca aberta e suga pela palhinha a bebida inexistente do copo, mesmo ao vosso lado no cinema. Não haverá a longa espera por uma mesa em qualquer restaurante da vossa terra. Vai ser mais silencioso, mais recatado e mais íntimo.

Por isso, este ano, pretendo inspirar-vos a viver este dia em modo confinado, da melhor forma que puderem. Partilhei convosco uma sugestão de prenda DIY, os meus 10 filmes românticos preferidos para uma noite de cinema caseiro e hoje partilho convosco uma sugestão de pequeno-almoço. Sim, porque um pequeno-almoço na cama é sempre bem vindo e extremamente romântico.

Aqui no blog já partilhei a receita de panquecas com limoncello e panquecas fofas, hoje trago-vos a minha receita de panquecas de aveia. Ótimas para o lanche, para aquele snack à noite e perfeitas para o pequeno-almoço.

Umas panquecas maravilhosas, deliciosas e que mesmo no dia seguinte (se chegarem lá) são fantásticas.

Para recriares estas deliciosas panquecas em casa, vais precisar de:

  • 2 chávenas de flocos de aveia
  • 2 ovos
  • 1/3 de chávena de óleo
  • 1 chávena de farinha
  • 1 colher de café de sal
  • 1/2 colher de café de fermento
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2+1/4 chávena de leite/ bebida de soja (leite de vaca também funciona)
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão

Como fazer:

Numa tigela mistura-se a bebida de soja com o sumo de limão e deixa-se repousar.

Numa liquidificadora, junta-se a aveia, os ovos, o óleo, a farinha, o sal, o fermento e o açúcar. Processa-se até que os ingredientes fiquem bem triturados e envolvidos. Junta-se então a bebida/leite de soja e envolve-se bem até que fique uma massa homogénea.

Coloca-se um tacho antiaderente ao lume e deixa-se aquecer. Coloca-se uma concha (das de servir sopa) de massa no tacho e deixa-se cozinhar até que no topo da panqueca começam a aparecer muitas bolhinhas de ar. Vira-se a panqueca, deixa-se cozinhar durante 1 minutos e retira-se do tacho.

Repete-se o processo até que não haja mais massa.

Simples, rápidas e super deliciosas. Cá para casa, por norma, gosto de fazer o dobro da receita, porque são umas panquecas que ficam deliciosas mesmo no dia seguinte. Contudo, estas quantidades são as suficientes para um pequeno-almoço romântico.

Podem ser servidas com frutas, mel, xarope de ácer, chantilly, chocolate, a imaginação é o único limite.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: