Eu sou daquelas que guarda receitas para experimentar em todo o lado. Seja no Pinterest, no Facebook ou mesmo no Instagram. Guardo os links para receitas em separadores no Google, aponto receitas em tudo quanto é papel e blocos. São tantas que às vezes acabo por lhes perder o rasto, ou então, até me esqueço que já as guardei e volto a guardar novamente.
Este ano disse a mim mesma, que seria o ano de experimentar mais e de prestar mais atenção a todas as receitas guardadas e apontadas. De todas as receitas que tinha na minha, cada vez mais longa, lista de receitas a experimentar, havia uma que estava muito curiosa. Um bolo estilo esponja, mas sem a consistência de um bolo esponja. Este parecia ser mais suave, macio e até com uma consistência semelhante a um pudim. Está a fazer algum sentido para vocês esta descrição?
Bom, continuando, este bolo é supostamente tailandês, segundo o que li na internet. Chama-se Bolo Castella e eu decidi fazer a versão de chocolate do mesmo.
Pelo que no domingo, depois de exercer o meu direito e dever enquanto cidadã portuguesa, coloquei o avental e aventurei-me. Não foi uma coisa completamente impensada. Eu estive toda a semana com a cabeça mergulhada em vídeos no Youtube e em receitas publicadas por toda a internet.
Estudei imenso e decidi que tendo em conta tudo o que aprendi, conseguiria fazer uma versão, um pouco ao meu jeito e com o que tinha em casa. O resultado final foi surpreendente e surpreendeu toda a gente cá em casa. Á primeira vista parece um bolo esponja seco, mas na realidade é super macio e derrete-se na boca.
Sem mais demoras, para recriares este bolo em casa vais precisar de:
- 100 g de farinha de bolos
- 1 colher de sopa de Maizena
- 50 g de cacau em pó
- 80 g de óleo
- 50 g de chocolate preto (70%)
- 100 ml de leite
- 8 ovos
- 100 g de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher sobremesa de vinagre
- 1,5 l de água a ferver
Como fazer:
Com ajuda de uma peneira, peneira-se a farinha, a Maizena e o cacau em pó para uma taça grande. Junta-se o óleo com uma varinha de arames até ficar tudo bem envolvido.
Numa malga, coloca-se o leite e o chocolate em pedaços, leva-se ao microondas durante 30 segundos e com um garfo ajuda-se o chocolate a dissolver-se no leite. Quando o chocolate estiver completamente derretido e envolvido no leite, junta-se às farinhas e envolve-se tudo, até ficar homogéneo.
Separa-se as gemas das claras dos oito ovos. Junta-se as gemas à mistura de chocolate e bate-se tudo muito bem, até ficar bem bem envolvido.
Numa taça limpa, mistura-se o sal e o vinagre às claras. Bate-se as claras em castelo e durante o processo vai-se adicionando o açúcar em três vezes. Quando as claras formarem picos suaves estão no ponto.
Com um salazar envolve-se um pouco das claras na massa de chocolate. Quando estiver bem misturado, juntam-se as restantes claras e envolve-se tudo muito bem até ficar homogéneo.
Verte-se para uma forma previamente forrada com papel vegetal e coloca-se dentro de uma outra forma maior. Esta parte do processo é muito semelhante a quando se faz pudim no forno. Coloca-se água a ferver na segunda forma e levam-se as duas ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos.
Deixa-se arrefecer um pouco e desenforma-se para o prato em que pretendemos servir.
É um bolo surpreendentemente fabuloso que se derrete na boca a cada dentada. Uma verdadeira delícia e um miminho muito bem vindo nesta segunda quarentena. Não concordam?
Hummm “cara” boa.
GostarGostar
E sabe ainda melhor!!!
GostarGostar
☺️
GostarGostar
Ola obrigado por partilhar a receita. A forma onde coze a massa tem que ser tapada como no caso de um pudim ?
GostarGostar
Olá! Não, não é preciso tapar.
GostarGostar