Cozinhar, para mim, é uma terapia sem preço. Num dia em que me sinta mais cansada ou sem paciência para o mundo no geral, encontro no meio dos tachos e panelas um refúgio para a alma. É a minha forma de recuperar energias e de me ausentar do mundo presente, nem que seja por pouco tempo.
Há algo na combinação infindável e improvável de alimentos, no ritual de preparar e experimentar novas receitas que me deixa em paz. E há dias, uns mais do que outros, em que apetece encontrar um calmante para o espirito e é na cozinha que eu o encontro.
Com o aproximar iminente de mais uma quarentena, dei por mim a precisar de me refugir do mundo e voltei-me para a cozinha. Fazer o que sei fazer melhor, experimentar novos sabores. Ofereci-me para preparar o jantar e usando os peitos de frango que a minha mãe já tinha colocado fora da arca congeladora, arregacei as mangas e pus mãos à obra.
Peitos de frango é um dos ingredientes mais versáteis, pois pode ser preparado de várias maneiras, assumir as mais variadas formas e surpreender de diversas maneiras. Quando não sei o que cozinhar é um dos ingredientes que rapidamente escolho por isso mesmo.
Desta vez apetecia-me preparar algo um pouco mais agridoce, talvez inspirar-me um pouco na cozinha asiática, a minha de eleição, e cozinhar algo diferente. O resultado foi um frango bem suculento, com um molho delicioso e rico. Servi com arroz que já tinha cozinhado e num instante se fez um prato de Frango com Alho e Mel absolutamente saboroso.
Para recriares este prato em tua casa vais precisar de:
- 2 peitos de frango
- 2 colheres de sopa de farinha Maizena
- Sal q.b.
- Pimenta Preta q.b.
- 2 colheres de sopa de azeite
- 185 g de cogumelos laminados
- 1 colher de sopa de manteiga
- 5 dentes de alho
- 100 ml de caldo de carne
- 3 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de mel
- 1 colher de sopa de vinagre
Isto dá para 4 pessoas.
Como preparar:
Primeiro corta-se os peitos de frango em cubos, colocam-se numa taça, temperam-se com sal e pimenta, junta-se as duas colheres de Maizena e envolve-se até que todos os pedaços estejam bem cobertos com a farinha.
Coloca-se um tacho ao lume com azeite, quando este estiver bem quente junta-se o frango e deixa-se cozinhar por 3 a 4 minutos de cada lado ou até ficarem bem dourados. Nessa altura, coloca-se o fogão no mínimo, junta-se a manteiga e deixa-se derreter. Neste ponto junta-se os cogumelos e os dentes de alho picado, envolve-se tudo muito bem e deixa-se cozinhar. Cuidado não deixem queimar os alhos.
Num copo medidor, coloca-se o caldo de carne previamente aquecido, o mel, o molho de soja e o vinagre. Mexe-se tudo muito bem até que o mel se dissolva.
Adiciona-se o molho de mel ao tacho, mexe-se tudo muito bem, coloca-se o lume no máximo e deixa-se cozinhar até que o molho reduza. Isto pode demorar entre 5 a 10 minutos.
Servir com arroz e voilá!
Uma receita aparentemente complexa, mas bem simples e saborosa. Experimentavas?