Pevides com Legumes e Pesto de Beterraba

Em 2020, derivado do excesso de tempo passado em casa, a minha alimentação não foi deveras a melhor ou mesmo a mais cuidada. De batatas fritas de pacote a bolachas de chocolate com creme, tudo era válido para acompanhar uma série coreana no Viki Rakuten ou um filmezito da Netflix. Já para não falar daquela taça de noodles com kimchi ou aquele rolo de nori e tomate que de vez em quanto era preparado já de madrugada. Comi demais, às horas erradas e muitas vezes (quase sempre) só porque sim.

Este padrão de alimentação levou a que só durante o ano de 2020 engordasse 7 quilos. Não tanto por uma questão de estética, porque eu nunca fui magrinha, tirando quando era criança, mas sim por questões de saúde e bem estar, tomei a decisão de ser mais consciente em relação à minha alimentação. Quero ter mais noção dos alimentos que ingiro e fazer melhores escolhas alimentares a partir de agora. Uma boa alimentação não é um dieta temporária, mas sim um estilo de vida a adotar.

Por isso, quando este domingo chegou o momento de cozinhar (para quem não sabe cá em casa ao domingo, cada um janta o que quiser), abortei qualquer opção que envolvesse comidas pré-feitas e optei por uma receita à base de legumes, com um twist especial para lhe dar alguma graça. Não fui pesquisar na net, não me inspirei em nada em particular, limitei-me apenas a observar as várias opções do que poderia preparar com o que tinha em casa. Nesta linha de pensamento, optei por fazer uma refeição vegetariana, super colorida e repleta de sabor que para mim foi um sucesso.

Uma massada de pevides com vários legumes e pesto de beterraba, que modéstia à parte estava incrível. «Pesto de beterraba? Mas o que é isso?» – Perguntam vocês. É uma versão de pesto, feita à base de beterraba, o que lhe dá uma tonalidade rosa muito peculiar e engraçada. Ao nível do sabor não tem nada a ver e acredito que seja apenas saborosa para quem por norma já é fã ou aprecia beterraba. No entanto, o pesto de beterraba surpreendeu-me pela positiva e deu aquele toque especial à receita, para além de dar aquele toque de cor fantástico ao prato.

Para recriares este prato em casa vais precisar de (dá para 2 pessoas):

  • 1 cenoura
  • 1 chávena de repolho picado
  • 3 cogumelos frescos laminados
  • 6 azeitonas verdes
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 beterraba cozida
  • 1 dente de alho
  • 4 folhas de manjericão
  • 2 colheres de sopa de amêndoa ralada
  • 1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
  • Sal q.b.
  • Pimenta preta q.b.
  • 5 colheres de sopa de massa de pevides
  • 250 ml de água a ferver

Como fazer:

Primeiro pica-se a cenoura, o repolho e as azeitonas. Coloca-se um tacho ao lume com 2 colheres de sopa de azeite, os legumes picados e os cogumelos. Vai-se mexendo em tempos curtos para não queimar.

Enquanto os legumes cozinham, num recipiente fundo coloca-se a beterraba partida aos cubos, sal, pimenta, o dente de alho, as folhas de manjericão, o vinagre balsâmico e as últimas duas colheres de azeite. Com uma varinha mágica, transforma-se tudo num creme cor-de-rosa homogéneo e reserva-se.

Quando a cenoura estiver macia, junta-se as massas de pevides, cobre-se com água a ferver, tempera-se com sal, mexe-se e deixa-se cozinhar no mínimo durante 10 minutos com o testo colocado.

Ao fim dos dez minutos, desliga-se o fogão, mexe-se uma última vez a massa e está pronta a ser servida com um pouco de pesto de beterraba, assim como está na foto.

Simplesmente divinal. Uma receita incrível ótima para vegetarianos e não vegetarianos. É prática, rápida e deliciosa.

Experimentavas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: