2020 | Não “O Ano”, mas “Aquele Ano”

Podia começar este texto com um velho “Era Uma Vez”, afinal 2020 parece ter sido algo retirado de um filme. Um vírus que assombra o planeta Terra, propagando-se a uma velocidade alucinante, matando pessoas, deixando pessoas de quarentena, com pessoas com fatos de cientistas / astronautas a fazer testes e ensaios nos contaminados. Nós já vimos muitos destes filmes quando éramos mais novos. A Marvel e a DC produziram uma colectânea deles.

A única diferença é que ainda não nos transformamos em super-heróis, não ganhamos qualquer tipo de poder, nem apareceu um gajo de collants e cuecas por cima, para aniquilar a pessoa que lançou o virus.

A diferença é simplesmente essa e o facto de ser real. É real. Está a acontecer e não parece que nada do que se faça consegue controlá-lo. Há normas, há regras, os países encontram formas distintas de tentar combater esta ameaça, mas a verdade é que nenhum conseguiu aniquilá-la. É surreal como algo tão pequeno, sim, porque o vírus é algo que nem detetamos a olho nu, consegue mudar tanto a nossa vida e a forma como o mundo funciona.

Este vírus afetou tudo. Mudou a forma como nós encaramos a vida e a importância que damos às pequenas coisas. Mudou a nossa forma de pensar e de certa forma os nossos objetivos. A nossa vida levou um “soco no estômago” de tal tamanho que o que achávamos que era o caminho que queríamos seguir, pode ter sofrido um desvio inesperado.

Eu sei que 2020 para mim não foi “O Ano”, mas sim “Aquele Ano”. Foi o ano das chatices, dos problemas pessoais e de muitas mudanças na vida. É engraçado, este ano, ao contrário dos outros anos, comecei 2020 com uma lista de objetivos, a qual partilhei aqui no blog e o que não é comum em mim. Os objetivos foram quase todos alterados ou completamente cancelados e substituídos por outros que se impuseram com mais força.

Este ano deu comigo em doida, abanou-me e abanou-me até eu dizer basta. Mas a quem é que não abanou? Não é verdade? Abanou-me de tal jeito que, olhando para trás, vejo que nesta montanha-russa foram mais as vezes em que estive no fundo, do que aquelas que quase toquei no céu. Mas se querem que vos diga foi importante para mim que isso acontecesse.

Parece parvo, certo? Não é. Este ano ensinou-me tanto que eu não teria aprendido de outra forma, que acredito que se tornou importante para mim. Mudei tanto, cresci tanto, tomei decisões e ganhei coragem para fazer coisas que nunca achei que iria conseguir. Foi o ano de ganhar força no meio da desgraça e dizer eu consigo, eu sou melhor, eu vou conseguir ir mais longe.

Dediquei-me a este pequeno espaço na Internet de corpo e alma e vi os resultados no número crescente de seguidores e comentários. Dediquei-me a mim própria e voltei a estudar. Dediquei-me aos meus pequenos projetos e criei um projeto de seu nome Knitted Story, que consiste em criar roupa de bebé e cachecóis para adulto inspirados nas nossas histórias preferidas (Disney, Marvel, Harry Potter e afins). Dediquei-me de novo à leitura e depois de anos a ler no máximo uns três livros novos por ano, este ano li doze livros novos. Uma conquista para mim e um upgrade substancial na minha pequena biblioteca de livros.

Pequenas conquistas que se transformaram em grandes feitos para mim. De 2020 levo um saco cheio de novos sonhos, novos objetivos e apesar de ter sido um ano cansativo, foi um ano que ficou gravado na memória. Os ensinamentos que me trouxe espero carregá-los para a vida. Aprendi a valorizar-me e valorizar o que tomava por garantido, tal como a saúde e a liberdade.

2020 não foi “O Ano”, foi “Aquele Ano”, mas esperemos que 2021 seja melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: