Pinheiro de Queijo e Azeitonas

Quando penso em Natal penso em família. Penso em gargalhadas, muita comida, muitos jogos, muito barulho, uma boa banda sonora de fundo. Penso em partilha de momentos, de conversas, de histórias, de prendas e sobretudo de comida.

Sendo eu quem sou, a comida tinha de ser um dos elementos chave. Pois eu considero que através da comida podemos partilhar com os outros aquilo que eles representam para nós. É um excelente forma de mostrarmos o nosso amor pelo próximo. E o que é o Natal senão a celebração do amor?

Todos os momentos são ótimos para partilharmos com quem amamos novas receitas. Contudo, o Natal é o momento perfeito para nos esmerarmos e tentarmos criar algo ainda melhor do que o habitual. O momento de criar receitas para serem partilhadas com a família e / ou amigos.

Durante muitos anos, recordo-me de a ceia de Natal consistir nos básicos. O bacalhau, batata cozida, os legumes e o polvo. Talvez houvesse um patê ou outro para as entradas, ou aqueles queijos mais aprimorados. Consoante os anos foram passando, foram surgindo novas entradas, cada vez mais deliciosas e elaboradas. Desde o patê de delicias, ao camembert derretido com azeite, à broa da partilha (uma broa recheada com os mais deliciosos queijos e iguarias). Já viram que os queijos são aqui uma constante, porque eu adoro queijos.

Queijo é daquelas invenções divinas que quase nunca desilude. Pelo que pode integrar as mais variadas receitas e adquirir as mais diversas formas sem nos deixar de surpreender e maravilhar. Este ano, prometi levar-vos numa viagem culinária até ao Natal e, depois de partilhar convosco a minha receita de bolachas de manteiga, na semana passada, achei que hoje deveria partilhar convosco uma receita bem saborosa para servirem como entrada.

Como podem adivinhar pelo titulo do post, hoje partilho convosco a minha receita de Pinheiro de Queijos e Azeitonas. Uma pequena delicia, com sabores ricos e intensos que vão deixar os apaixonados por queijo completamente maravilhados. Aparentemente parece algo extremamente complexo, mas prometo-vos que apenas a parte decorativa exige um pouco mais de paciência, mas não deixa de ser simples.

Sem mais demoras, para recriares esta receita em casa, vais precisar de:

  • 300 g de queijo creme com ervas
  • 150 g de queijo emental ralado
  • 75 g de bacon aos cubos
  • Pimenta preta q.b.
  • 1 frasco de azeitonas verdes com primento
  • 1 fatia de queijo + 1 palito (opcional, isto só se quiser colocar a estrela no topo)

Como fazer:

Num tacho anti-aderente, coloca-se o bacon a grelhar sem qualquer tipo de gordura até que fique estaladiço. Coloca-se uma folha de papel absorvente em cima de um prato e o bacon sobre o papel e reserva-se.

Numa taça, mistura-se o queijo creme, o queijo emental e a pimenta. Com uma colher de pau ou mesmo com as mãos, mistura-se tudo até que se comece a formar uma massa moldável. Junta-se à mistura o bacon, envolve-se muito bem novamente e forma-se uma bola com a massa de queijo.

Coloca-se sobre uma folha de película e embrulha-se a massa com a mesma, molda-se a massa até se transformar num cone e leva-se ao frigorífico enquanto se prepara as azeitonas.

Corta-se as azeitonas a meio e tenta-se manter o pimento dentro de cada metade. Corta-se apenas as que vir que serão necessárias para cobrir o exterior, no meu caso, quase que utilizei o frasco inteiro, mas pode variar dependendo do tamanho das azeitonas.

Tira-se o cone de queijo do frigorífico, retira-se a película e coloca-se no prato onde vai ser servido. Pressiona-se ao de leve cada metade de azeitona no cone de queijo e ela ficará presa automaticamente. Repete-se o processo até todo o cone se encontrar revestido.

Se quiserem colocar a estrela no topo do pinheiro: dobra-se a fatia de queijo em dois e recorta-se uma estrela. Coloca-se o palito entre as duas estrelas e pressione-as para que fiquem bem coladas uma à outra. Coloca-se a estrela no topo do pinheiro e leva-se ao frigorífico até ser servido.

Como podem ver não é complicado, apenas temos de ter um bocadinho de paciência quando formos decorar o pinheiro. Se não quiserem ter esta canseira, podem moldar a massa de queijo numa bola e cobri-la com frutos secos, cebola frita ou mesmo mais bacon tostado. As combinações são infindáveis.

Sirvam este pinheiro com tostinhas e voilá. Foi um sucesso cá em casa e aposto que será nas vossas também.

Partilhem comigo as vossas recriações desta receita nos comentários, ou identificando-me no Instagram ou mesmo nos comentários no Facebook. Adoro ver as vossas recriações!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: