Bolachas de Manteiga

Com o Dia das Bruxas para trás das costas, o mundo focou-se no próximo grande evento do ano, o Natal. Não concordo com a prematuridade com que fomos bombardeados com os enfeites, as publicidades aos brinquedos ou a colocação de luzes nas ruas. Contudo, a 45 dias do Natal, acho que está na hora de nos começarmos a preparar para ele. Agora sim, parece certo fazê-lo.

Que melhor forma de nos prepararmos para o Natal, se não com algumas receitas deliciosas? Receitas que têm aquele toque especial, que nos remetem ou que me transportam para as festividades. Existem algumas que me são muito especiais, outras que são novidades, mas todas elas com algo em comum, são deliciosas, reconfortantes e muito natalícias.

Ao longo das próximas semanas até ao Natal, irei levar-vos numa viagem culinária. Serão receitas de entradas, doces e pratos principais, tudo o que vocês se conseguirem lembrar. Aceito ainda sugestões, as quais vos convido a escreverem nos comentários, no fim deste post.

Hoje trago-vos uma das minhas receitas preferidas desta altura do ano. É-me muito querida, porque foi uma das primeiras receitas que fiz quando decidi investir à séria no mundo da culinária. Conta com mais ou menos 5 anos e é daquelas receitas que sai imenso cá em casa, principalmente no Natal.

A receita que vou partilhar convosco é a de Bolachas de Manteiga. Uma receita simples e “demasiado saborosa”, pelo que me dizem, pois facilmente nos vemos a devorar uma fornada de bolachas sem esforço. São estaladiças por fora, macias por dentro e derretem-se na boca. Têm um travo aveludado e amanteigado (como é óbvio) que nos deixa encantados desde o primeiro momento.

Esta receita dá para mais ou menos 6 fornadas de 25 a 30 bolachas. Claro que pode variar consoante a forma como dispõem as bolachas nos tabuleiros ou mesmo o tamanho dos vossos cortantes. Parecem muitas bolachas, mas no fim vão ver que desaparecem num instante.

Um dos muitos prós desta receita é o aroma que se espalha pela casa, um aroma que associo ao dia de montarmos o pinheiro de Natal. Lembro-me que a primeira vez que fiz estas bolachas, calhou no dia de a minha família montar a árvore e havia Il Divo, como banda sonora, muitos enfeites espalhados pela sala e a fragrância adocicada e amanteigada das bolachas. Talvez por isso a considere uma receita de Natal, porque me transporta para momentos natalícios que me trazem boas recordações.

Sem mais demoras, para poderes recriar esta receita em casa vais precisar de:

  • 400 g de manteiga sem sal
  • 300 g de açúcar
  • 750 g de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de amêndoa moída
  • 1 + 1/2 colher de chá de fermento
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de baunilha

Como fazer:

Numa taça, com uma batedeira elétrica, mistura a manteiga previamente derretida com o açúcar até ficar bem misturado. Gradualmente, mistura-se a farinha, o sal, o fermento e a amêndoa. Bate-se o ovo e a baunilha num copo e envolve-se na mistura.

Arruma-se a batedeira, lava-se bem as mãos e arregassam-se as mangas. Com a ajuda das mãos, amassa-se bem a massa das bolachas e forma-se um bola.

Divide-se a bola em pequenas porções e com a ajuda de um rolo de cozinha, estica-se cada porção sobre uma superfície limpa até ficarem com mais ou menos 3 a 5 mm de espessura. Não é necessário colocar farinha na superfície, pois a massa é muito amanteigada e dificilmente se agarra.

Com cortantes próprios ou com um copo, corta-se a massa com as formas, espalham-se as bolachas sobre tabuleiros forrados com papel vegetal. Leva-se ao forno, previamente aquecido a 180º, durante 10 minutos ou até adquirirem um tom dourado.

Repete-se todo o procedimento de esticar e cortar a massa até que esta termine e voilá. Bolachas de manteiga demasiado apetitosas e deliciosas prontas para ser devoradas ou partilhadas.

E como podem ver, é uma receita bem simples e sem grande margem para falhas. Uma das minhas receitas de Natal preferidas que tinha mesmo de partilhar convosco este ano. E vocês? Qual é a vossa receita de Natal preferida?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: