Massa de Camarões e Espinafres

Cá por casa desenrascamos algumas refeições com massadas. O termo usado para refeições à base de massa. As possibilidades são infinitas, o que torna as massadas numa excelente forma de usar o que temos no frigorífico ou na dispensa.

Podemos preparar desde a mais básica massa de atum e ovo, a uma deliciosa e decadente carbonara. Como eu já disse, este é um conceito de prato bastante camaleónico, que pode ganhar as mais diversas formas, ser apresentado nas mais diversas cores e assumir um vasta panóplia de sabores.

As massadas cá em casa saem quando ninguém sabe muito bem o que quer comer, ou então, quando a preguiça nos atinge como um raio super sónico. Como já vos contei, por aqui, ao domingo, nós não temos aquele típico jantar em que todos comemos o mesmo prato e nos sentamos à mesa a uma determinada hora. É um bocado cada um por si.

Por isso, há domingos em que não sei bem o que me apetece, pois nem sempre quero ter muito trabalho, mas em que existe sempre uma constante: tenho fome e quero comer algo delicioso.

Esta receita surgiu num desses domingos. Parece extremamente complexa à primeira vista, mas foi preparada em menos de 15 minutos e, minha nossa, foi um consolo para a alma.

Para terem uma noção, estava muito tentada em preparar um bela taça de noodles, mas depois pus-me a magicar e decidi tentar algo diferente. Sabia que a minha mãe tinha alguns camarões congelados algures na arca e eu ainda tinha um frasco de molho marinara, que preparara de manhã para uma entrada.

Alguma coisa haveria de resultar daquela combinação. Este era o pensamento. Então, depois de começar a preparar, a receita fluiu e o resultado final foi uma bela massa de camarão e espinafres com molho marinara.

Já usei este molho na minha receita de Ovos Italianos e é talvez dos melhores molhos que foram criados. Fica bom com praticamente tudo, acreditem em mim.

Para recriares esta receita em casa vais precisar de:

  • 300 g de esparguete
  • 2 chávenas de camarões cozinhados e descascados
  • 150 g de espinafres
  • 1 + 2 colheres de azeite
  • Sal q.b.
  • 500 ml de água a ferver
  • 250 g de polpa de tomate
  • 1 cebola média
  • 1 cenoura
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de chá de orégãos

Como fazer:

Primeiro cozinhamos a massa. Numa panela colocamos a massa esparguete, a água, uma colher de sopa de azeite e sal q.b. e deixamos cozinhar segundo as indicações da embalagem da massa.

Num recipiente fundo, juntamos a polpa de tomate, a cebola partida em quartos, os alhos descascados, a cenoura partida em pedaços, as duas colheres de sopa de azeite, os orégãos e o sal. Trituramos tudo com uma varinha mágica em potência máxima até que fique um creme homogéneo.

Levamos uma wok ou um tacho mais fundo a lume médio. Colocamos o molho marinara e quando começar a ferver juntamos os camarões e os espinafres. Mexemos bem e deixamos cozinhar.

Quando a massa estiver pronta, coa-se a água e junta-se a massa aos camarões. Envolve-se tudo muito bem, até que a massa esteja bem coberta com o molho e voilá.

Simples e extremamente deliciosa! Uma receita incrível que nos deixa o estômago e a alma consolados! E tu, experimentavas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: