Tarte de Chocolate Preto e Rafaello

Sou daquelas pessoas que do nada dou por mim a pensar em comida e em novas receitas. As possibilidades de novas combinações são tantas, que não paro de apontar as ideias que vão surgindo do nada ao longo do dia.

É cadernos A5 ou papéis soltos com listas e listas de ideias e experiências culinárias há espera, pacientemente na fila, pela sua vez de serem colocadas em prática. Destas ideias, algumas levam mais tempo a atingir a perfeição e outras não resultam em coisa nenhuma. É a lei da vida e da cozinha! Nem todos os sabores combinam uns com os outros e alguns casamentos precisam de mais trabalho para resultarem em algo esplêndido.

Esta tarte que vos apresento deu-me luta. Eu sabia o que pretendia, não sabia como chegar ao fim e do nada, sem contar, consegui alcançar o resultado pretendido desde o início ou talvez ainda melhor. Podem ler apontado num papel solto, meio amarfanhado por ter habitado no fundo da minha bolsa, durante algum tempo, “tarte com base de bolacha de chocolate e mousse de chocolate preto caseira”. A base estava certa, os ingredientes pensados, contudo a cobertura passou por várias hipóteses desde caramelo salgado, natas e do nada surgiu a possibilidade de ser cobertura de Rafaello.

Como? Perguntam-se. A minha mãe fez anos há uma semana e como já se tem tornado habitual o bolo de aniversário dela foi Bolo de Rafaello. Estava a prepará-lo para o almoço de domingo e ao preparar a cobertura, pensei “isto deve ficar mesmo bom na tarte”. E não é que ficou?

A combinação foi surpreendente. O doce da base, o amargo da mousse e a textura aveludada e subtil da cobertura, tornaram esta tarte numa bomba de sabores contrastantes e ao mesmo tempo tão perfeitos uns para os outros.

Para recriares esta maravilha em casa vais precisar de:

  • 270g de bolachas de shortacake de chocolate
  • 2 colheres de sopa + 75 g de manteiga
  • 100 g de chocolate preto
  • 3 ovos
  • 65 g de chocolate branco
  • 65 ml de leite de côco
  • 80g de mascarpone
  • 160 ml de natas
  • 10 g de açúcar em pó
  • 50 g de amêndoa grosseiramente picada

Como fazer:

Primeiro, tritura-se bem a bolacha de shortcake de chocolate, derrete-se duas colheres de sopa de manteiga e combina-se tudo até ficar uma massa boa para moldar. Forra-se a base e as laterais de uma tarteira com a bolacha e leva-se ao frigorífico.

Numa taça coloca-se 75g de manteiga e o chocolate preto partido aos pedaços e leva-se ao microondas durante 15 a 20 segundos. Mistura-se tudo com a ajuda de um garfo até o chocolate estar bem derretido e unido com a manteiga. Separam-se as claras das gemas, bate-se as claras em castelo e junta-se as gemas ao chocolate. Quando as claras formarem picos, com a ajuda de uma espátula, junta-se a mistura dos chocolate com movimentos leves e suaves. Queremos que a mousse fique bem leve e aveludada.

Retira-se a tarteira do frigorífico, cobre-se a base de bolacha com a mousse e leva-se novamente ao frigorífico.

Agora vamos tratar da cobertura de Rafaello. Numa taça mistura-se o leite de côco e o chocolate branco partido aos pedaços, leva-se ao microondas durante 10 segundos e mexe-se com um garfo até que fique uma mistura bem suave. Junta-se o mascarpone, envolve-se bem e reserva-se. Bate-se as natas em castelo, adiciona-se o açúcar em pó e com uma espátula, junta-se a mistura do chocolate branco às natas até ficar um creme homogéneo.

Retira-se a tarteira novamente do frigorífico e cobre-se a mousse com o creme de Rafaello e leva-se novamente ao frigorífico. Eu recomendo que fique de um dia para o outro ou então num mínimo de 2 horas. Antes de servir pica-se as amêndoas grosseiramente e polvilha-se sobre a tarte.

E voilá! Parece complicado, mas até não é muito! E vale todo o trabalho. Não concordam?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: