O tempo é, talvez, das poucas coisas na vida que não conseguimos de todo controlar. Queremos fazer tanto em tão pouco tempo que, por vezes, acabamos por não realizar 90% do que tínhamos em mente.
Eu sou daquelas pessoas que se começar a escrever uma lista de coisas a fazer, escrevo, escrevo e escrevo e depois fico desiludida por não ter conseguido fazer tudo. Parvo, eu sei, mas a esperança de que o tempo possa ser generoso e estender um bocadinho mais é a última a morrer.
No domingo de manhã foi assim. Queria ir comprar umas peças de roupa que estava a precisar e ainda fazer uma sobremesa para o almoço. Mas quando dei por mim, mesmo tendo chegado ao shopping na hora da abertura, cheguei a casa perto da hora do almoço.
Não havia grande tempo para me dedicar a fazer algo elaborado, pelo que cheguei mesmo a abandonar a ideia e a deixá-la para outra altura. Só que enquanto preparava o almoço, pus-me a fitar a fruteira e lembrei-me de experimentar algo diferente. Uma receita super conhecida de toda a gente, mas cheia de batotas e falcatruas, para que o pouco tempo de que dispunha fosse o suficiente.
Olhei para as maçãs e lembrei-me que um crumble de maçã combinava na perfeição com estes primeiros dias de outono. A receita tradicional envolve levar o crumble ao forno durante, mais ou menos, 30 minutos, pelo que este ponto teria de ser a primeira batota a ter em mente.
Esmiucei mentalmente a receita e procurei formas de acelerar as coisas, sem que o sabor se perdesse. Então comecei a descascar as maçãs e a receita foi fluindo à medida que ia avançando.
O resultado final foi um crumble de maçã muito saboroso com o equilíbrio perfeito entre a subtileza da maçã e o crocante da cobertura de aveia.
Graças à sua rapidez e simplicidade, esta receita é ideal para quando somos surpreendidos com convidados ou para quando não temos tempo, mas mesmo assim nos apetece uma sobremesa. É perfeita também para aproveitarmos aquelas maçãs que estão a amadurecer na fruteira.
Por ser tão saborosa e fácil, achei que devia partilhar esta receita convosco!

Para recriares este crumble em casa vais precisar de:
- 400g de maçã
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 colher de café de canela em pó
- 2 + 1/2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
- 8 colheres de sopa de flocos de aveia
- 1 colher de sopa de farinha de trigo sem fermento
Como fazer:
Primeiro, descaroça-se as maçãs, descasca-se e parte-se em pequenos cubos. Colocam-se numa panela em lume brando, com a canela e o sumo de limão. Mexe-se em curtos intervalos de tempo e enquanto a maçã amolece, prepara-se a cobertura.
Numa taça coloca-se a manteiga e leva-se a derreter durante 15 segundos no microondas. Depois junta-se a aveia, o açúcar mascavado e a farinha, mistura-se tudo muito bem e reserva-se.
Retira-se a maçã do lume, espalha-se no fundo de um taça de servir, cobre-se com a crosta de aveia e leva-se ao microondas durante 5 minutos.
Deixa-se arrefecer enquanto se almoça ou janta e voilá!
Como podem ver é bastante simples e completamente à prova de totós. Podem servir o crumble assim ou então com uma bola de gelado de baunilha também fica divinal.
Não é a receita original, mas às vezes temos de criar uns atalhos para facilitarmos um bocadinho a nossa vida.