Sopa de Cebola Francesa

O queijo para mim foi uma criação dos deuses. Qualquer prato parece ficar mil vezes mais interessante quando lhe é adicionado queijo.

Ok, talvez não 100% dos pratos, mas 99% ficam.

Eu sou daquelas pessoas que é capaz de ficar a ver vídeos, atrás de vídeos apenas de queijo derretido a esticar em slow motion. Então quando estou com fome é quase certo e sabido que acabo a ver receitas no Tasty ou no Pinterest em que um dos ingredientes chave é queijo.

E foi numa dessas maratonas, enquanto me enamorava pelo que via no ecrã do meu telemóvel que me cruzei com este prato francês… uma sopa de cebola com queijo derretido em cima e eu disse: «Tenho mesmo de experimentar»!

Tentei duas ou três receitas diferentes e nenhuma satisfazia por completo o meu paladar. Havia sabores que me pareciam demasiado apagados e que este prato merecia muito mais. Então fui insistente e por fim encontrei o balanço perfeito.

O creme da cebola caramelizada, os toques ricos do vinho e do caldo de carne, o toque salgado e intenso do queijo e o sabor delicado do pão com alho. Cada dentada é uma explosão de sabores que nos faz ansiar pela seguinte. Por isso, decidi que estava na hora de partilhar esta receita convosco.

Processed with VSCO with g6 preset

Para recriares esta receita em casa vais precisar de:

  • 700 g de cebola
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Sal q.b.
  • 1 colher de sopa de Maizena
  • 150 ml de vinho branco
  • 1 litro de caldo de carne
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • Pimenta preta q.b.
  • 8 fatias de pão de baguete
  • 1 dente de alho
  • 8 colheres de sopa de queijo ralado (eu usei mozarella)

Como fazer:

Descascam-se as cebolas, fatiam-se em meias luas finas e separam-se as camadas de todas as fatias. Numa panela alta, coloca-se a manteiga a derreter e o azeite, quando a manteiga estiver derretida, junta-se a cebola, tempera-se com um pouco de sal e mexe-se bem.

É necessário mexer a cebola em intervalos curtos de tempo, para que no processo de caramelização não se cole às paredes ou ao fundo da panela. Entretanto ferve-se o caldo de carne e junta-se as duas folhas de louro, para que vá criando uma infusão rica.

Quando a cebola adquirir um tom dourado, junta-se a Maizena, mexe-se e então adiciona-se o vinho branco. Mistura-se bem e deixa-se caramelizar por mais 10 minutos. Retira-se as folhas de louro do caldo de carne, adiciona-se à cebola e deixa-se cozinhar durante 20 minutos sem tapar a panela.

Corta-se as fatias de pão de baguete, leva-se à torradeira até ficarem bem estaladiças, barra-se com um dente de alho e reserva-se.

Mexe-se a sopa de cebola, retifica-se o sal, tempera-se com pimenta preta e mistura-se o vinagre. Deixa-se ferver por mais 5 minutos e retira-se do fogão. Enxe-se as taças com sopa de cebola, cobre-se cada taça com duas fatias de pão e com duas colheres de sopa de queijo ralado. Leva-se ao microondas durante 1 ou 2 minutos e voilá.

Uma receita que parece mais complicada do que aquilo que é e que merece cada segundo dispensado a prepará-la. É daqueles pratos que no fim, nem queremos saber se choramos rios ao laminar as cebolas e se nos ficaram a arder durante algum tempo. O sabor compensa tudo.

Esta é talvez das melhores sopas que alguma vez provei e espero que gostem tanto quanto eu!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: