Patê de Cogumelos

Por norma cá em casa, ao domingo, antes do almoço, a minha família partilha um pequeno momento na cozinha. Enquanto a minha mãe termina o jantar e nós os preparativos para nos podermos sentar à mesa e aproveitar a refeição, deixamos um cantinho da mesa para petiscarmos qualquer coisa.

Seja canapés de queijo e fiambre, só uma fatia de queijo com doce ou algo semelhante, existe sempre um bichinho no estômago que pede para comer qualquer coisinha antes do almoço.

Este domingo não foi diferente, contudo eu tinha o desejo de comer algo diferente dos tradicionais canapés e fui investigar no frigorífico. Olhei para uma das prateleiras e deparei-me com uns cogumelos frescos que tinha comprado para outros propósitos e um pacote de queijo para barrar ainda por abrir.

Pus-me a magicar e lá cheguei a uma ideia. E que tal fazer um patê de cogumelos? Não havia como não gostar, afinal eu já tinha provado um daqueles que se compram no supermercado, por isso não seria muito diferente.

Pois tenho-vos a dizer que é totalmente diferente e provavelmente mil vezes mais saboroso. Os sabores são mais intensos, mais naturais e extremamente melhores. Fica com uma consistência cremosa, perfeita para barrar e minha nossa como ficou divinal. Coloquei-o na mesa da cozinha e tive de me obrigar a afastar para não me desgraçar ali mesmo.

Todos cá em casa aprovaram, mesmo aqueles cujo paladar é um pouco mais peculiar, para não usar o termo “esquisito”.

Como é relativamente rápida e simples de preparar é perfeita para servir como entrada em almoços ou jantares com a família e os amigos, ou para impressionar a nossa pessoa mais especial.

Para recriares esta receita em casa, vais precisar de:

  • 300 g de cogumelos marron
  • 100 g de queijo creme para barrar
  • 1 cebola média
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Sal q.b.
  • Pimenta preta q.b.

Como fazer:

  1. Primeiro prepara-se os ingredientes. Laminam-se os cogumelos e pica-se a cebola. Não importa que fique picada grosseiramente, pois no fim tem de se passar a varinha mágica.
  2. Num tacho aquece-se um pouco a manteiga, junta-se a cebola e deixa-se cozinhar até dourar.
  3. Junta-se os cogumelos e deixam-se cozinhar durante 15 minutos ou até que fiquem bem macios.
  4. Coloca-se tudo numa taça, adiciona-se o queijo creme e com a varinha mágica, transformamos tudo num creme. Tempera-se com sal e pimenta preta a gosto, deixa-se esfriar um pouco e está pronto a servir.

Uma receita muito simples, saborosa e à prova de totós. Amantes de cogumelos frescos, esta receita é para vocês!

Espero que gostem tanto quanto eu e se recriarem não se esqueçam de me dar o vosso feedback e de partilhar comigo o resultado final!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: