Brownies de Chocolate

Todos temos aquela comida que nos transporta para outros tempos e lugares. Eu tenho a tarte de maçã, que me lembra os almoços de domingo, nos verões em que a tia da minha mãe vem de França, para passar uns tempos no Gerês. Ou os queques de coco que me lembram as Páscoas da minha infância, na casa da minha avó paterna. Podia ficar aqui a escrever-vos uma lista, mas penso que já perceberam a ideia.

Os brownies para mim têm também esse efeito. Recuo uns anos e regresso ao Instituto de Design, no Campus de Couros, em Guimarães. Talvez até ao meu segundo ano, não tenho a certeza, quando abriu o Bar da Ramada. Eles faziam uns brownies incríveis que eu adorava saborear logo pela manhãzinha.

Ao longo dos últimos três anos, que separam o meu último ano da licenciatura dos dias de hoje, procurei recriar em casa aquele sabor tão característico ou encontrar uma receita ainda melhor. Tentei por 7 vezes e apenas na última vez, na semana passada, alcancei a receita perfeita e pude colocar um ponto final nesta demanda.

Encontrei uma receita que até eu, que não morro de amores por chocolate, adorei. Tive de me manter longe da cozinha para não devorar sozinha a travessa inteira. Estavam perfeitos. Com uma consistência inicialmente elástica (chewy) e depois derretiam-se na boca. Incrivelmente divinais!

Para recriares esta receita em casa vais precisar de:

  • 1+1/4 de chávena de açúcar
  • 5 colheres de sopa de margarina
  • 3 ovos
  • 3/4 de chávena de chocolate em pó
  • 1/3 de chávena de óleo
  • 1/2 chávena de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de maizena
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 200 g de chocolate preto picado

Como fazer:

Numa taça coloca-se a margarina e o açúcar e leva-se ao microondas durante um minuto. Mexe-se bem e mistura-se os ovos, o óleo e o chocolate em pó.

Com uma espátula, envolve-se a farinha, a maizena e o sal, no preparado de chocolate, até que tudo fique bem envolvido numa massa homógenea. Junta-se então o chocolate negro bem picadinho, envolve-se bem uma última vez.

Verte-se a massa para uma forma retangular ou um tabuleiro próprio, previamente forrado com papel vegetal e untado com margarina. Espalha-se bem a massa e leva-se ao forno, previamente aquecido a 180º, durante 30 minutos.

Assim que pronto, deixa-se arrefecer completamente e só então se desenforma os brownies e se parte em fatias quadradas.

E já está! Rápidos de preparar e completamente deliciosos! Uma receita de chorar por mais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: