Massa Colorida com Caponata

Eu adoro experimentar receitas novas, algumas inventadas por mim, outras que recrio com base na receita de alguém. De todas as minhas pastas do Pinterest, sem dúvida que a de inspiração culinária é a que mais pins tem guardados.

Um dia estava sem inspiração para cozinhar para mim ao almoço, então pus-me a fazer scroll pelo Pinterest. Vi o que tinha guardado e cheguei à conclusão que guardo muitas receitas e que não experimento nem 10% delas.

Então decidi que iria começar a “limpar” as pastas do Pinterest, experimentando ou adaptando algumas receitas. Só para terem uma ideia, eu tenho 91 receitas guardadas! Noventa e uma! É muita receita… Pelo que disse para mim: «Não passa de hoje, vais almoçar algo inspirado numa delas.». E agora tenho “apenas” 90 para testar.

Investiguei as minhas várias subsecções e na Internacional Food (Comida Internacional), descobri uma receita de antepasto de beringela, também conhecido por caponata, do blog Cozinhando Para 2 ou 1, e decidi adaptá-la aos meus gostos pessoais e ao que tinha em casa.

Caponata é um prato à base de beringela, típico da cozinha Siciliana. Pode ser conservado e comido em tostas ou a quente com massas ou outros acompanhamentos. Como tenho imensas beringelas em casa, juntei o útil ao agradável e testei esta receita, que ficou incrível! Fiz com ingredientes suficientes para 3 pessoas, mas comi por duas… Estava fantástico e foi ótimo descobrir mais uma receita para fazer com beringela.

Para recriares esta receita vais precisar de:

  • 150 g de massa espirais tricolores
  • Água fervida q.b.
  • 1 beringela pequenas aos cubos
  • 1 colher de sopa de azeitonas pretas laminadas
  • 1 pimento verde aos cubos
  • 1 dente de alho picado
  • 1 cebola média aos cubos
  • 1 tomate maduro sem pele e sem sementes aos cubos
  • 1 colher de chá de orégãos
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz
  • 1/2 colher de chá de 5 Pimentas
  • 100 g de cogumelos laminados
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.

( Repito: estes ingredientes são suficientes para 3 pessoas. )

Como fazer:

Começamos pela massa, porque é a parte da receita que requer mais tempo. Eu aconselho a seguirem os conselhos de cozedura que vem na embalagem. O pacote da massa que utilizei mencionava 15 minutos de cozedura, pelo que coloquei a massa numa panela, cobria-a com água fervida e temperei com sal a gosto. Coloquei o lume no mínimo, coloquei o testo inclinado para que a água não fuja da panela quando voltar a ferver e deixei cozinhar quinze minutos, mexendo de tempos a tempos.

Enquanto a massa cozinha, parti a beringela, a cebola, o pimento, o alho e o tomate em cubos. Cobri o fundo de uma wok com azeite e juntei-lhe tudo o que acabei de laminar, mais os cogumelos, os orégãos, as 5 pimentas, o vinagre de arroz e temperei com uma pitada de sal. Deixei cozinhar, mexendo de vez em quando, até a massa ficar no ponto.

Quando a massa estiver pronta, coa-se toda a água e junta-se a massa à caponata. Mistura-se bem e está pronto a servir!

Um prato incrível que para além de ser muito rápido a fazer é bastante saboroso. Um prato ótimo para vegetarianos e para não vegetarianos.

E tu, experimentavas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: