Arroz Colorido

Pensar no que se vai cozinhar, por vezes, pode tornar-se numa dor de cabeça. Temos de decidir o que vamos comer ao pequeno-almoço, ao lanche, ao almoço, no segundo lanche do dia e ainda o que vamos preparar para o jantar. Isto todos os dias e às vezes, a energia falha, tal como a criatividade e a inspiração.

Estava num desses dias, não tinha deixado nada a descongelar durante a noite e não tinha muita cabeça para cozinhar. Sim! Eu também fico sem vontade de cozinhar de vez em quando. Perdoem-me, sou humana!

Tinha acordado com o som da motosserra do meu vizinho, que estava a trabalhar na mata em frente ao meu quarto. Para imaginarem o meu estado de espírito, eu estava com uma ligeira dor de cabeça e uma subtil irritação, o que ia almoçar parecia algo estúpido com que me preocupar… Mas eu tinha de o fazer, porque trabalhava na parte da tarde.

Abri o frigorífico e fiquei a fitá-lo, sem energia e sem vontade. Olhei para uma prateleira e para outra, vasculhei nas gavetas e remexi para ver o que os tupperwares poderiam estar a esconder atrás de si. O meu olhar focou-se no pimento, depois nas cenouras e, por fim, na chouriça de colorau. Qual bola do Pinball, o meu olhar ia de um ingrediente para o outro tentando perceber o que fazer com eles e por fim, cheguei a uma conclusão.

«Arregacei as mangas» do meu pijama de alças e decidi que queria fazer algo bem colorido. Tinha as cenouras (laranja), o pimento (verde) e o chouriço (vermelho), por isso pensei como podia adicionar ainda mais cores. Juntei então uma cebola (branco) e achei que o que ia mesmo ficar bem, com os outros ingredientes, era um arroz de açafrão (amarelo).

Preparei um arroz bem colorido e saboroso, que até me aliviou o estado de espírito carregado. Com o estômago cheio com uma comida tão simples e ao mesmo tempo tão deliciosa, senti a irritação evaporar-se e o ânimo a aumentar a cada garfada.

Para recriares esta receita em tua casa, vais precisar de:

  • 1 chouriço de colorau
  • 1/2 chávena de pimento aos cubos
  • 1 cebola
  • 1 cenoura grande
  • 3 alhos
  • 1 copo de arroz (100g)
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 3 colheres de sopa de vinho branco
  • Pimenta preta q.b.
  • 2 copos de água a ferver
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.

Como fazer:

Começamos por preparar o arroz que é o que demora mais tempo. Ferve-se a água numa chaleira elétrica e enquanto ferve, cobrimos o fundo de uma panela com azeite, juntamos 2 alhos picados, sal e o açafrão. Quando o alho estiver bem dourado, junta-se o arroz e mexe-se bem. Cobre-se o arroz com a água fervida, coloca-se o lume no mínimo, tapa-se a panela e deixa-se cozinhar o arroz durante 20 minutos, sem mexer.

Entretanto, lamina-se a cenoura em rodelas finas, corta-se a chouriça e os pimentos em cubos, a cebolas em bocados grandinhos, pica-se o alho, coloca-se tudo num tacho grande ou numa wok e rega-se com um pouco de azeite e tempera-se com pimenta preta a gosto. Mexe-se bem e deixa-se cozinhar durante 10 minutos. Adiciona-se o vinho verde, mexe-se novamente e deixa-se cozinhar durante mais 10 minutos.

Quando o arroz estiver pronto, junta-se o arroz na wok com os legumes, envolve-se bem, cozinha-se durante 5 minutos e está pronto para servir.

Fácil e eficaz. Um prato cheio de cor e de sabor que serviu como alavanca para o ânimo desse dia.

E vocês? Experimentavam?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: