Braga | Ver a cidade do alto

Desde que me lembro que sempre fui uma rapariga mais caseira. Gostava de ficar por casa a fazer as minhas bricolages, a inventar receitas docinhas e a aproveitar para relaxar no sofá. Eu era assim… era…, mas na altura nunca pensei que um vírus aparecesse e me obrigasse a ficar confinada em casa.

Esta pandemia mudou-me, tornou-me mais sedenta por sair de casa, ir explorar e conhecer lugares novos.

Não há um fim-de-semana que eu não peça para sair. Para irmos até outras paragens, ver outras vistas e respirar novos ares. Ás vezes nem sequer se tem de ir muito longe, como foi o caso deste domingo que passou. Não é preciso percorrer quilómetros e quilómetros para desfrutarmos de paisagens incríveis e passearmos por lugares belos.

Este domingo, fomos até Braga. A cidade onde a minha mãe cresceu, onde passei muitos verões na casa da minha avó durante a infância e onde estudei no secundário. Terra que para mim sempre fez parte da minha vida, um lugar onde pensei já conhecer tudo e afinal ainda haviam sítios por descobrir.

Fizemos um passeio com o foco de ver a cidade do alto, 3 destinos, 3 miradouros, 3 formas de ver a cidade bem lá de cima. Dois deles já conhecidos, um deles onde eu nunca tinha ido e talvez o que mais me encantou neste passeio todo.

MONTE DO PICOTO

Começamos o passeio visitando o Monte do Picoto. Um local conhecido pelo miradouro de onde se pode desfrutar de uma vista de 360º sobre a cidade de Braga.

Chega-se ao miradouro percorrendo um passadiço de madeira, que vai contornando o miradouro até chegarmos ao cume. Um passeio agradável, sempre com uma bela paisagem.

SANTA MARTA DAS CORTIÇAS

O único lugar do dia que nunca antes tinha visitado. Numa curva da estrada da Falperra, perto ao Hotel Golden Tulip, surge um corte discreto com a indicação Capela de Santa Marta das Cortiças. Um corte por onde passei e do qual nunca me tinha apercebido.

Uma estrada em paralelo que nos leva monte acima até ao cume, onde existe a Capela das Cortiças, uma estátua da Nossa Senhora da Assunção e umas belas sombras onde se pode descansar ou fazer piqueniques em família.

Estava um dia quente, mas lá em cima estava ótimo. A brisa era fresca, mesmo quando ao sol e as vistas também eram fantásticas. Via-se mais montes e zonas verdes do que no miradouro do Picoto, mas incríveis também.

Adorei o lugar pela serenidade e pela paz, se tivéssemos levado mantas, conseguia facilmente cair num sono profundo debaixo de uma árvore, ou então ficar por ali compenetrada num livro ou mesmo ficar ali apoiada na pedra a apreciar a paisagem sem pensar em mais nada. Era como se o espaço possuísse uma energia positiva e relaxante.

BOM JESUS DO MONTE

O último lugar do dia foi o Bom Jesus do Monte. Talvez um dos lugares mais belos da cidade de Braga e o mais procurado pelos turistas e residentes.

Um santuário erguido no meio da natureza com os seus escadórios, o elevador e parques de lazer, que concedem uma beleza única ao local.

Já não sou capaz de dizer ao certo quantas vezes visitei este lugar magnifico, mas esta foi a primeira vez que entrei na basílica (pelo menos que me lembre) e pergunto-me porque não entrei mais cedo. O interior desta é tão belo como o exterior.

A partir da parte da frente da basílica ou junto à esplanada do café do hotel do Elevador, pode-se desfrutar de uma bela paisagem sobre a cidade onde a imagem urbana e os verdes da natureza se misturam num casamento perfeito.

Foi um passeio que não exigiu fazer muitos quilómetros, ficamos por perto de casa, mas mesmo assim deu para respirar outros ares e ver novos lugares, como foi o caso da Capela de Santa Marta das Cortiças.

Ás vezes damos tanta importância em passear para locais distantes, que nem damos por ela de que não conhecemos verdadeiramente os locais que nos rodeiam.

Eu adorei este passeio em que praticamente vi Braga do alto. E vocês, já visitaram algum destes locais? Se sim, qual o vosso preferido?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: