Bolo de Limão e Coco

Quando a vida te dá limões, tu pensas numa receita que não seja limonada. E foi esse o caso.

Estava num daqueles dias não, em que nada parece correr bem, irritada com tudo e irritada por estar irritada. Era como se uma nuvem negra me perseguisse para todo o lado e isso se refletisse no meu humor. Nesses dias, o melhor mesmo é parar tudo e afastar-me um pouco de tudo e de todos, para bem dos que me rodeiam.

O objetivo é procurar uma forma de combater a irritação e acalmar-me. O que às vezes se torna dificil, principalmente quando nem sequer se sabe qual o motivo porque estava irritada em primeiro lugar. Lembro-me que neste dia, nem uma mini maratona da minha série coreana me estava a conseguir acalmar, pelo que desliguei a televisão e fui até à cozinha.

Coloquei os auriculares nos ouvidos, pus o meu telemóvel a reproduzir em modo aleatório e fechei-me na cozinha. Olhei em redor e fixei nos limões que estavam na fruteira da bancada. Eles seriam a forma de fugir daquele estado de irritação que parecia não passar por nada. Decidi fazer umas bolachas de limão, mas como tinha de as deixar repousar uma hora no frigorífico antes de as levar ao forno, decidi lançar-me a inventar outra receita.

Queria que fosse algo com um sabor fresco e ao mesmo tempo que tivesse uma consistência macia. Algo que simplesmente se pudesse associar ao tempo mais primaveril. Foi assim que me lembrei de fazer um bolo de limão e coco, com uma cobertura bem fresca e doce de natas com raspas de limão.

A combinação do limão e do coco é uma das melhores combinações para doces de primavera ou verão, pelo que estes tinham de ser os sabores principais desta receita.

O bolo saiu bem saboroso e foi a alavanca que me fez sair daquele estado de irritação horrível, que durava fazia horas. Saí irreconhecível da cozinha naquele dia. Quando eu digo que cozinhar para mim é uma terapia é mesmo.

Processed with VSCO with g6 preset

Para recriares em casa este fantástico bolo de limão e coco, vais precisar de:

  • 360 g de farinha de trigo para bolos
  • 200 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 100 ml de óleo
  • 200 ml de leite
  • 1 iogurte natural
  • 100 g de coco ralado
  • 1 colher de sobremesa de fermento
  • Sumo e raspas de 1 limão + 1 colher de sopa de raspas de limão
  • 1 pacote de natas
  • 1 colher de sobremesa de açúcar em pó

Como fazer:

Numa taça, mistura-se todos os ingredientes líquidos, como os ovos, o óleo, o leite, o iogurte e o sumo de um limão. Quando estes estiverem bem envolvidos mistura-se primeiramente a farinha, de seguida o açúcar, o coco ralado, o fermento e as raspas de um limão. Quando a massa estiver bem homógenea, leva-se ao forno pré-aquecido a 180º, numa forma untada com manteiga, durante 30 minutos ou até o palito sair limpo.

Enquanto o bolo cozinha, trata-se da cobertura. Numa taça, bate-se as natas em castelo e junta-se o açúcar em pó. Reserva-se e leva-se ao frigorífico até ser utilizado.

Quando o bolo estiver pronto, deixa-se esfriar completamente antes de se desenformar. Nesse momento, desenforma-se e coloca-se no prato em que irá ser servido. Cobre-se com as natas açucaradas e polvilha-se uma colher de sopa de raspas para enfeitar.

Este é um bolo que sabe bem fresco, pelo que aconselho guardá-lo no frigorífico até ao momento de ser servido.

Não é muito complexo e definitivamente vale o esforço e o amor que colocamos enquanto o fazemos. Para mim serviu-me de salva-vidas e de abraço aconchegante para o estômago e para a alma.

É um daqueles doces bem saborosos, com um sabor fresco e ao mesmo tempo doce. Uma delicia! E tu experimentavas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: