Ovos Italianos com Bacon

Quando era mais nova não entendia como é que os britânicos e os americanos comiam aqueles pequenos-almoços elaborados. O meu conceito de pequeno-almoço resumia-se a leite com cereais, torradas ou simplesmente um iogurte liquido.

Estes pequenos-almoços extremamente básicos eram os meus pequenos-almoços até eu entrar na universidade. Por norma, nem fome tinha de manhã, quanto mais para comer um pequeno-almoço todo chique e consistente.

Na universidade, com o início dos meus desafios pessoais, aventurei-me e na brincadeira fiz o meu primeiro pequeno-almoço à americana. Um pão com bacon, ovo estrelado (no microondas) e queijo, este foi o primeiro pequeno-almoço a fugir do meu normal e o erro foi ter experimentado, a partir daí foi sempre a inovar.

Não é em vão que tenho um destaque no meu Instagram chamado de Ophelia Breakfast Club. A menos que acorde mesmo preguiçosa ou sem tempo, os meus pequenos-almoços nunca mais se resumiram a um simples iogurte liquido, nem a um copo de leite frio.

Esta receita foi uma das mais elaboradas e das que mais me deu gozo provar logo pela manhã. Gostei tanto que já serviu de pequeno-almoço e de jantar. É tão delicioso que até me faz crescer água na boca enquanto escrevo este post.

Ovos Italianos é nada mais, nada menos, do que ovo cozinhado em molho marinara e coberto com queijo. Neste caso, também com usei bacon, mas é opcional. Pode ser comido à colher ou então com tiras de pão tostado que se mergulham no ovo. Simplesmente divinal.

Para que recriares esta receita em casa, vais precisar dos seguintes ingredientes para:

– o molho marinara:

  • 350 g de polpa de tomate
  • 1 cebola média picada
  • 3 dentes de alho picado
  • 1 cenoura ralada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de orégãos
  • Sal q.b.

– os ovos:

  • 1 ovo
  • 1 colher de sobremesa de bacon aos cubos
  • 2 a 3 colheres de sopa de queijo mozzarella ralado
  • 1 pão

Como fazer:

– o molho marinara:

Num tacho refoga-se a cebola e o alho em azeite. Adiciona-se a cenoura, previamente ralada, e deixa-se cozinhar até a cenoura ficar macia. Junta-se a polpa de tomate, tempera-se com orégãos e sal, tapa-se a panela e deixa-se cozinhar durante 10 minutos. No fim, com a ajuda da varinha mágica tritura-se tudo até que o molho fique homogéneo. Reserva-se o molho.

– os ovos:

Numa taça funda coloca-se uma concha de sopa de molho marinara, depois parte-se o ovo para cobrir o molho, cobre-se com o queijo mozzarella e o bacon. Leva-se ao microondas durante 3 a 5 minutos. Torra-se o pão em duas metades e parte-se em tiras. E está pronto.

Uma receita simples e extremamente deliciosa. Estes ovos italianos foram uma das melhores descobertas culinárias de sempre e são de comer e chorar por mais.

E tu? Comias?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: