Cheesecake de Oreo e Chocolate de Avelã

Os últimos tempos passados em casa têm-me permitido lançar na descoberta de novas receitas culinárias. Umas foram um fail completo, outras saíram tal e qual como imaginara ou ainda melhores.

Nestes últimos dias, dado a situação do país e do mundo, a cozinha tornou-se no refúgio de muitos e no meu também. Sempre encontrei na arte da culinária um meio para me abstrair dos problemas e agora, mais do que nunca, é preciso arranjarmos formas de nos distrairmos e ocuparmos o nosso tempo.

Esta semana, depois de muitas horas a devorar séries e filmes, fazer puzzles, tentar acabar uma manta de tricot e passear o cão, decidi aventurar-me a fazer algo que nunca fiz, um cheesecake.

Eu podia ter-me ficado pelo cheesecake normal, aquele clássico com doce de morango ou frutos vermelhos, mas não. Para a minha primeira experiência no universo dos cheesecakes, decidi aventurar-me com uma receita original. Sim, a minha estreia foi logo com um original e tenho-vos a dizer que ainda bem que o fiz.

Na minha cabeça, inicialmente, tinha imaginado um cheesecake com base de Oreo e cobertura de Nutella, mas percebi que já existiam várias versões, pelo que abortei a missão. Então decidi fazer o cheesecake com a base de Oreo, mas com a cobertura de ganache de chocolate de avelã. Bem, ficou divinal e hoje trago-vos a receita para que também se possam deliciar em casa.

Para recriares este maravilhoso cheesecake de Oreo e Chocolate de Avelã, vais precisar de:

  • 20 bolachas estilo Oreo
  • 1+1/2 colher de sopa de margarina
  • 600 ml de natas
  • 1 colher de sobremesa de açúcar em pó
  • 375 g de mascarpone
  • 200 g de chocolate de avelã
  • 5 folhas de gelatina
  • 1/2 copo de leite

Como fazer:

  1. Em primeiro lugar, separamos a bolacha do creme interior com a ajuda de uma faca. Como se pode ver na imagem em baixo.

2. Trituramos a parte da bolacha numa processadora, juntamos a margarina ao creme e levamos a derreter durante 30 segundos no microondas.

3. Envolve-se a mistura do creme com a bolacha moída para formar a crosta da base. Espalha-se a base no fundo da tarteira, pressionando para que fique bem compacto. Leva-se a tarteira com a base de bolacha ao frigorífico para que fique firme.

4. Mergulha-se as folhas de gelatina em água e reserva-se.

5. Bate-se 400 ml de natas até ficarem firmes, adicionando aos poucos o açúcar em pó. Assim que estiver no ponto, junta-se o mascarpone.

6. Retira-se as folhas de gelatina da água e numa taça com o leite, leva-se ao microondas durante 45 segundos. Retira-se do microondas, mexe-se um pouco com um garfo e junta-se à mistura das natas com o mascarpone.

7. Retira-se a tarteira com a base de Oreo do frigorífico e verte-se a mistura mascarpone por cima desta. Leva-se ao frigorífico durante 1 hora ou até ficar firme.

8. Assim que estiver firme, trata-se da cobertura. Numa taça, junta-se o chocolate partido aos pedaços com 200 ml de natas e leva-se ao microondas durante 45 segundos. Mexe-se com um garfo até ficar bem homogéneo e cobre-se o cheesecake com o chocolate.

9. Leva-se ao frigorífico durante mais 1 hora e está pronto a servir.

Leva algum tempo, mas o resultado é bastante gratificante. E vocês, qual é a vossa especialidade no mundo dos cheesecakes?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: