3 Coisas que controlas em tempos incontroláveis

Existe algo mágico em conseguirmos controlar situações, momentos e até mesmo a nossa vida. Quando perdemos um pouco do controlo, começamos a sentir-nos perdidos e a ansiedade ou medo transformam-se nos diabos que carregamos no ombro para todo o lado.

Neste momento, com a situação que nos envolve, é fácil cedermos ao medo e deixarmos que a ansiedade manipule ao ponto de levar a melhor sobre nós. Enfrentamos algo que, para já, é incontrolável e os números, que a comunicação social insiste em mostrar ao segundo, são a prova disso.

Refugiamos-nos em casa, pelo menos quem consegue, aguardando pelo dia em que tudo regresse à normalidade, ou algo parecido com isso. Aguardamos sem ter certezas de nada, isso dá-nos a sensação que neste momento não temos controlo de nada, mas a verdade é que temos.

Existem coisas das quais temos controlo e, que nesta fase, são pilares fundamentais para nos mantermos sãos. E quando não conseguimos controlar a situação, podemos controlar a forma como lidamos com ela, tendo em conta 3 coisas:

1.

COMO PENSAS E REAGES

Se fossemos todos iguais, o mundo não tinha graça. Não podemos pensar, nem reagir todos da mesma forma. Existem pessoas que perdem mais facilmente a força e outras que pegam no touro pelos cornos. O modo de reagir varia consoante a situação e a pessoa. Mas nós temos controlo sobre isso.

Temos controlo sobre o modo como pensamos e como agimos, mesmo em situações incontroláveis, como a que vivemos nos dias de hoje.

Por isso, tenta limitar os pensamentos negativos e tenta focar-te no aqui e agora. Tenta reagir com mais calma e em situações de mais ansiedade, usa uma das técnicas que já falei aqui no blog.

2.

COMO USAS O TEU TEMPO

Eu sei que repito isto muitas vezes, mas deves gerir o teu tempo livre da forma mais positiva possível. Se não estamos a trabalhar, devemos ocupar a cabeça com atividades que nos façam sentir bem ou com outras que andamos há algum tempo para começar.

O modo como o geres é contigo, tu tens controlo sobre o que fazer com o tempo de sobra que tens.

Se precisares de ideias sobre hobbies que podes começar em casa, eu tenho umas ideias para ti. Mas seja a ler, a aprender algo novo ou a devorar séries na Netflix, tudo é válido. Gere o teu tempo a teu belo prazer, porque o podes fazer e, mais importante, tens controlo sobre isso.

3.

COMO CUIDAS DE TI

Seja ao nível da alimentação, da saúde mental e física ou como te mimas, depende exclusivamente de ti.

Tu escolhes o que comes e como tratas de ti. Por isso nada de culpar a quarentena pelos docinhos a mais que comeste, nem por não teres exercitado nada, quanto mais por não teres tido tempo de te apaparicares de vez em quando.

Tu estás no controlo sobre essas questões, pelo que faz de tudo para cuidares bem de ti!

Como podes ver, mesmo em situações em que não temos controlo nenhum sobre elas, existem coisas em que temos controlo e as quais fazem toda a diferença no modo como vivemos o dia a dia.

Lembra-te, tenta ser mais positivo, cuida de ti e utiliza o teu tempo da melhor maneira possível!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: