Mexer para manter a sanidade

Condicionados a viver praticamente o dia inteiro dentro de quatro paredes, a tendência para alapar no sofá e fazer nenhum é bastante grande. Acabamos por nos acomodar ao novo e temporário estilo de vida do belo fare niente que, quando damos por ela, estamos a arrancar cabelos e a bater com a cabeça nas paredes por estarmos cansados de não fazer nada.

Irónico? Sim, eu sei!

Quando comecei a trabalhar a partir de casa há duas semanas, dei por mim a achar que me faltava algo. Senti falta da movimentação que havia ao trabalhar na empresa. Eu não costumava estar sempre sentada, havia tarefas que me obrigavam a mexer, a movimentar o corpo e nunca pensei sentir falta disso.

Passados dois dias em casa, cedi a um pedido da minha irmã mais nova para que me juntasse a ela para fazermos exercício físico. No primeiro dia, apesar de todos os meus queixumes, saí revigorada da sessão, contudo no dia seguinte estava completamente partida e dorida. Mesmo assim fiz mais uma sessão, mas aquele tipo de exercício físico não era para mim.

Quando não gostamos do que estamos a fazer, facilmente desistimos de insistir. Foi o que eu fiz logo a seguir à segunda sessão de treinos com a minha irmã. Decidi que não era assim que eu iria mexer-me mais. Foi no dia seguinte, ao abrir a porta ao meu cão para ele vir tomar o pequeno-almoço comigo, como já se tornou habitual, que me lembrei da solução.

Há um tipo de desporto que eu adoro e que sei que facilmente me faria mexer, caminhar. Juntando o útil ao agradável comecei a caminhar diariamente. Seja uma volta de 30 minutos ou mais um pouco, é o suficiente para arejar a cabeça e esticar as pernas. Para além, de que o Mickey, o meu cão, vai comigo e agradece os passeios.

Já dizia o meu pai que «caminhar é o melhor remédio» e é mesmo. Nestes dias em que vivemos confinados dentro das mesmas quatro paredes, como pássaros enjaulados, é bom sair um pouco, mas com precauções claro.

Seja caminhada ou sessões de ginásio caseiro, o importante é tirares algum tempo do teu dia para te exercitares. Para além de te ajudar a manter alguma sanidade, ajuda a manter-te mais saudável. Pelo que o importante é ter em atenção 3 pontos:

1.

ENCONTRAR O TIPO DE DESPORTO CERTO PARA TI

Não fomos todos moldados da mesma forma, nem possuímos os mesmos gostos. Por isso, encontra o desporto que te deixa mais confortável e que sabes que consegues manter na tua rotina. O importante não é a intensidade do treino, nem a duração, é a forma como te faz sentir no fim.

Para mim resultam melhor as caminhadas, para muita gente são sessões de workout completo, para outras são sessões de ioga. Não há propriamente um desporto correto, há sim, o desporto que melhor se adequa às tuas necessidades e preferências pessoais.

2.

DEFINE UM HORÁRIO

Para conseguires incorporar este tipo de sessões de “treino” na tua rotina, convém que definas um horário ou um período de tempo (diário).

Eu, pessoalmente preferi criar uma hora no meu dia especialmente para caminhar, assim sei que aquela hora é para ir caminhar. Mas há pessoas que preferem determinar um período de duração para o seu “treino” e depois inseri-lo no seu dia conforme lhes dá mais jeito.

Mais uma vez, deves planear isto conforme as tuas preferências pessoais.

3.

MEXE-TE

O importante é que, ao longo de um dia, exista um momento em que te dediques a exercitar o teu corpo.

Até a Praça da Alegria já tem uma fisioterapeuta que ensina os senhores e senhoras da terceira idade a fazer exercício físico em casa. Por isso toca a mexer, se a minha avó consegue, tu também consegues tirar um pouco do teu tempo para mexeres o teu corpo e não perderes completamente a sanidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: