10 Hobbies para começares em casa

Terminei a segunda semana a trabalhar a partir de casa, ontem, e dei por mim a pensar no que teriam sido estas duas semanas se estivesse simplesmente fechada em casa, sem um propósito concreto para o meu dia.

Sei que provavelmente começaria pela verdadeira terapia do Netflix & Chill, mas rapidamente me fartaria dessa mesma rotina. Eu necessito de me sentir útil e produtiva, sempre fui assim, uma rapariga muito irrequieta, com mil e um projetos diferentes a fervilharem na minha mente.

Pelo que, assim que me cansasse de não fazer nada (irónico, eu sei!), procuraria novas formas de me sentir realizada e de começar a praticar novos hobbies. Claro está, hobbies que possam ser praticados e começados a partir de casa.

Hoje é isso mesmo que vos trago, 10 ideias de hobbies que podem começar em casa.

1.

SER AVENTUREIRO NA COZINHA

Uma das formas mais populares de as pessoas se distraírem durante este tempo em que estão confinados ao conforto do lar, é cozinhar. Sim, cozinhar. Praticamente toda a gente descobriu na cozinha um refúgio para sobreviver a estes dias.

No Instagram vêem-se receitas de panquecas, bolos de chocolate, pratos e iguarias de todas as cores e feitios. Até desafios de fazer bolos e panquecas são lançados nos Stories.

Ainda não te juntaste a esta onda? De que estás à espera? Aproveita o tempo que tens em casa e desenvolve as tuas capacidades culinárias durante estes dias. Se precisares de ideias para começar, podes inspirar-te nas receitas que partilho aqui.

2.

DESPORTO

Mesmo com os ginásios fechados, não faltam personal trainers e figuras das redes sociais a publicar planos de treino. Até os programas de entretenimento televisivo já têm alguém que faz sessões de ginástica ao estilo Jane Fonda, que qualquer um pode seguir e fazer em casa.

Já para não falar de que existem aplicações, como por exemplo, a Workout For Women, que têm planos de treino definidos de acordo com a área do corpo que se quer trabalhar ou com o grau de dificuldade que se pretende.

Neste momento já não há grandes motivos para ficarmos alapados no sofá o dia todo sem mexer um músculo. O importante é descobrir algum tipo de exercício físico que nos faça sentir bem e que gostemos, depois torna-se mais fácil combater a preguiça e mexer o corpo.

3.

PROJETO NAS REDES SOCIAIS

Como já tinha dito antes aqui no blog, agora é a altura ideal para te dedicares a um projeto que já tenhas em mente há algum tempo, como por exemplo, uma conta nova do instagram, um blog, um canal no youtube e até mesmo um podcast. Tens tempo para traçar os teus objetivos e criar algo incrível. Por isso, porque não?

Estas semanas para mim têm sido fantásticas no que diz respeito a criação de conteúdo para o blog. Com as minhas noites todas livres, sem poder sair para ir até a um café espairecer e conviver um bocado com o meu namorado e os meus amigos, dou por mim com tempo livre onde posso desenvolver uma das minhas grandes paixões – escrever aqui no blog.

Por isso, aproveita o tempo que tens e que estás em casa para arregaçares as mangas e trabalhares nesse teu projeto!

4.

DESENVOLVER NOVAS COMPETÊNCIAS

Eu tinha um professor no ensino básico que repetia vezes e vezes sem conta que «uma pessoa só pára de aprender quando morre». É verdade, pelo que nunca é demais adquirir novas competências e, vamos ser honestos, o mundo depois do Covid-19, não vai ser o mesmo que conhecemos. A crise financeira vai afetar muitas empresas e postos de trabalho. Encontrar um emprego vai ser ainda mais difícil do que agora.

Pelo que temos de nos preparar e desenvolver novas competências relacionadas com a nossa carreira, que nos possam ajudar no futuro. Por exemplo, se és do marketing procura ler um novo livro sobre estratégias, ou se és designer, procura cursos online de alguma ferramenta Adobe, por exemplo.

Procura desenvolver uma capacidade nova ou combate algum tendão de Aquiles que possas ter. Pensa na tua carreira, nos teus objetivos e procura uma capacidade que queiras desenvolver com base nisso.

5.

“AGULHA E LINHA”

Cada vez mais jovens se rendem a esta arte tão associada à terceira idade. Seja bordar, tricotar ou fazer crochet, no mundo da “agulha e linha” tudo é possível, desde que haja imaginação.

Eu prefiro tricotar, adoro fazer cachecóis e principalmente ver as pessoas a usá-los. Aliás nesta quarentena já terminei um para a minha irmã, um cachecol dos Hufflepuff que ela provavelmente só vai precisar no próximo inverno e já comecei outro, também alusivo ao universo do Harry Potter.

Qualquer uma das atividades ligadas à linha e agulha permitem criar peças lindíssimas ao mesmo tempo que relaxamos e nos distraímos dos problemas, nem que seja durante um bocadinho.

Personalidades, como por exemplo, a Courtney Halverson, atriz americana e autora do blog Pretty Little Fawn, partilhou no seus stories do Instagram, que estava a aproveitar os dias em casa para se aventurar nos bordados.

6.

FOTOGRAFIA

Com o uso quase diário do Instagram, muitos são aqueles que procuram melhorar a sua capacidade fotográfica e porque não investir o tempo que têm nestes dias para o fazer. Existem muitas fotos incríveis captadas dentro de casa, pelo que isso não pode ser um impedimento.

Existem milhares de recursos e cursos online onde possas encontrar ajuda para desenvolver as tuas capacidades enquanto fotografo amador. Youtubers como a Sorelle Amore, por exemplo, ensinam-te truques para tirares as melhores selfies de sempre para as tuas redes sociais e como encontrar os melhores ângulos para fotografar.

7.

APRENDER UMA NOVA LÍNGUA

Apesar da possibilidade de viajar se encontrar num futuro longínquo, nada como aproveitar o agora para aprender uma nova língua. As possibilidades são quase infinitas e atualmente podemos fazê-lo online.

Por isso, começa a preparar aquela tua viagem de sonho começando pela aprendizagem ou melhoramento da tua capacidade de comunicar com os habitantes do teu destino.

8.

PRATICAR UM INSTRUMENTO MUSICAL

Tal como aprender uma nova língua, aprender a tocar o básico num instrumento musical nunca foi tão fácil como nos dias de hoje. Existem biliões de vídeos e sites na internet que te permitem fazê-lo a partir de casa, sem teres de recorrer a escolas físicas.

Por isso agarra na guitarra que tens aí encostada a um canto a servir de decoração, pede emprestado o teclado ao teu irmão ou irmã, pega no ukelele que te ofereceram no Natal e experimenta. Quem sabe, descobres um talento que há muito estava à espera que lhe desses uma chance.

9.

ARTES PLÁSTICAS

As artes plásticas, sejam elas desenho, escultura ou pintura, são ótimas formas de confortar a alma. Conseguimos colocar os nossos sentimentos nos traços e abstrair do que nos rodeia nem que seja por momentos.

Aliás até existem livros de colorir para reduzir o stress. Que tal dar-lhes uma hipótese durante estes dias?

Se és mais aventureiro, pinta um quadro ou faz uma escultura, sai da tua zona de conforto e cria coisas incríveis. Para além de relaxares ainda ficas com uma peça de autor para decorares a casa.

10.

ESCREVER UM LIVRO

Já alguma vez pensaste escrever um livro? Pois bem, esta é a altura perfeita. Estás fechado em casa, com tempo e mais que tempo para te dedicares à escrita, por isso, porque não?

Lança-te nesse projeto, cria um enredo incrível com personagens apaixonantes. Quem sabe não és o próximo fenómeno da literatura? Qual J.K. Rowlings ou Saramago.

Como eu disse, estas são apenas 10 ideias de hobbies, dez dos muitos que podes começar hoje em tua casa.

Aproveita o tempo que tens de “sobra” e procura pôr em prática um hobby que sempre gostaste, mas para o qual não tinhas muito tempo, vais ver que a experiência vai ser gratificante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: