Churro Bites com Creme de Chocolate de Avelã

Por norma, onde eu vivo, o Dia do Pai ou dia de São José é feriado municipal. Desde que me lembro que este dia representa um dia de festa. As ruas enchiam-se com as pessoas das diversas freguesias, os emigrantes do concelho vinham de férias para aproveitar as festividades, até pessoas de outros lugares vinham para viver a festa.

Nunca se via tantas pessoas na vila como no dia do pai. Haviam concertos, atividades, procissões, muito estacionamento recreativo, diversões como carrosséis e carrinhos de choque, tendas de feirantes de várias nacionalidades, até um senhor que conseguia vender conjuntos de sonho (um conjunto de lençóis, uma navalha, duas esferográficas BIC e uma lanterna com pilhas por 5 euros, tudo o que uma pessoa quer e precisa).

Este dia significava levantar bem cedo, ir passear pela feira, comprar uns doces tradicionais a uma doceira da terra, passear por entre as tendas, ir assistir ao despique das bandas de música, ver a procissão, comer uma fartura com Nutella ou uns churros e voltar para casa. Um dia sempre passado a passear em família.

Devido à pandemia, este ano as ruas estavam desertas, não havia atrações, nem vendedores, nem rulotes de farturas. Não havia nada. Para quem nunca viveu o Dia do Pai como sendo um dia de festa pode não entender, mas para mim não foi a mesma coisa. Faltava-lhe algo.

Estávamos a conversar com a minha tia Nini, por videochamada, quando o meu pai disse: «Que dia do Pai estranho, nem comemos churros com Nutella.». A minha tia perguntou se eu não saberia fazer e o bichinho entranhou-se.

Depois de cumprir o meu horário de trabalho, dediquei-me à cozinha de modo a preparar churros de nutella para o meu pai. Um miminho para lhe alegrar o dia, pois se não conseguíamos comprar nas rulotes, eu fá-los-ia em casa, ou pelo menos tentaria.

Vi umas quantas receitas na net e utilizando os utensílios que tinha ao meu dispor, acabei por fazer umas churro bites com creme de chocolate de avelã. Não sabem exatamente aos churros que podemos comprar em rulotes, devido à sua forma, mas ficam simplesmente deliciosos.

Para recriares estas churro bites com creme de chocolate de avelã vais precisar de:

  • 450 g de farinha de trigo
  • 120 g de creme vegetal ou margarina
  • 2 colheres de chá de sal
  • 500 ml de água
  • 4 ovos
  • óleo q.b.
  • açúcar q.b.
  • 200 g de chocolate de avelã
  • 2/3 de um pacote de natas

Como fazer:

  1. Numa panela em lume brando mistura-se o creme vegetal, a água e o sal. Quando o creme vegetal tiver derretido e a mistura esteja homogénea, junta-se a farinha toda de uma vez e, com ajuda de uma colher de pau, mexe-se energicamente até que esteja tudo bem envolvido.
  2. Retira-se a panela do lume e junta-se ovo a ovo, mexendo sempre de forma energética, para que o ovo não cozinhe sem se ter misturado.
  3. Coloca-se um tacho fundo ao lume cheio até meio com óleo, também podem usar a fritadeira elétrica, e entretanto molda-se as bites de churro.
  4. Passa-se as mãos por água, para que a massa não se cole às mãos e moldam-se bolinhas pequenas. Levam-se a fritar durante 10 minutos, coloca-se o lume no mínimo, para ter a certeza que o interior cozinha bem e o exterior não fica queimado.
  5. Quando já estão prontos, deixa-se repousar sob papel absorvente e rola-se num prato com açúcar.
  6. Assim que os churro bites estiverem prontas, parte-se as tabletes de chocolate em pedaços pequeninos e coloca-se numa taça. Cobre-se o chocolate com as natas e leva-se ao microondas por 30 segundos. Mexe-se bem até ficar cremoso e voilá.

Uma receita que exige uma grande força de braço, mas que no fim compensa o esforço. O meu pai adorou e eu fiquei feliz por poder dar-lhe este miminho no dia dele.

E tu, provavas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: