Sushi Bowl de Delícias do Mar

Ainda antes de o Covid 19 ter tomado estas proporções assustadoras, eu tinha planeado ir buscar Sushi, a um buffet asiático em Braga, para o jantar de domingo. Andava com um desejo enorme de comer sushi por causa de uma série que andava a ver na Netflix.

Com a situação atual é escusado dizer que os meus planos tiveram de ser cancelados para grande pena minha. Contudo a saúde dos de cá de casa e a minha têm mais importância do que um capricho.

Passei todo o fim-de-semana em casa, em modo pijama, netflix and chill, com os meus pais e a minha irmã. Vimos filmes, comemos pipocas, arrumamos a casa e quando o jantar de domingo se foi aproximando, o desejo de comer sushi ia crescendo exponencialmente.

Qual Sherlock Holmes, lancei-me numa investigação aos armários da cozinha, ao congelador e ao frigorífico procurando alternativas igualmente satisfatórias. Até que me deparei com o pacote arroz de sushi por abrir e um pacote de nori com meia folha de alga. Tinha ingredientes, só que não os suficientes para fazer sushi.

Lancei-me a magicar e lembrei-me de algo diferente, onde os sabores poderiam acabar por ser semelhantes aos do sushi. O que me traria algum conforto para o estômago que cada vez que vê um gimbap, na série coreana «O Poder do Chocolate», se contorce e salta de alegria.

Resolvi fazer umas sushi bowls com aquilo que tinha ao meu alcance em casa. O resultado foi muito bom e senti que à falta de sushi este prato é igualmente reconfortante.

Para o poderes recriar em casa vais precisar de (para 2 pessoas):

  • 1 copo de arroz de sushi
  • 2 copo de água a ferver
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 6 delícias do mar
  • 1 cenoura pequena
  • 1/2 copo de molho de soja
  • 1/2 folha de alga nori

Como preparar:

  1. Em primeiro lugar, lava-se o arroz. Coloca-se o arroz num coador e lava-se até que a água saia transparente. De seguida, coloca-se o arroz e a água a ferver numa panela destapada até que volte a ferver a água, depois disso cozinha-se o arroz com o testo durante 15 minutos no mínimo. Ao fim dos 15 minutos, desliga-se o lume e deixa-se o arroz descansar na panela fechada durante 10 minutos.
  2. Enquanto o arroz cozinha, corta-se as delícias do mar e as cenouras em tiras bem finas. Coloca-se o molho de soja numa tigela e envolve-se a cenoura e as delícias do mar no molho e deixa-se a marinar.
  3. Com a ajuda de uma tesoura, corta-se a meia folha de nori em pedaços bem pequeninos e reserva-se.
  4. Num copo, mistura-se o vinagre de arroz, o sal e o açúcar, envolve-se tudo muito bem e reserva-se.
  5. Quando o arroz já tiver descansado, destapa-se a panela e junta-se a mistura do vinagre com o arroz. Envolve-se tudo muito bem com uma colher de pau, para que a mistura se espalhe por todo o arroz.
  6. Para servir, primeiro numa tigela coloca-se o arroz como base, no topo a cenoura e as delicias e por fim, os pedacinho de nori que recortamos. Se quiseres podes regar a tua sushi bowl de delícias do mar com o resto do molho de soja da marinada.

Parece trabalhoso, mas é bem mais fácil do que parece. Esta sushi bowl de delícias do mar, não é tão colorida, nem tem tantos ingredientes como as que se podem ver no pinterest, todavia é extremamente saborosa e em falta de ingredientes para se fazer um sushi autêntico é sem dúvida uma receita maravilhosa.

Experimentavas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: