3 Hábitos de 5 minutos que vão mudar os teus dias

Desde que me lembro que sou uma rapariga extremamente desorganizada. Acreditem em mim quando vos digo que não me orgulho de o ser. Com o avançar dos anos e com o aumento das responsabilidades que a vida adulta acarreta, dei por mim a procurar pequenas formas de colmatar esta particularidade mais chata da minha personalidade.

Experimentei muitas técnicas, mas a verdade é que ainda me encontro algures no início desta etapa de me conseguir transformar numa pessoa organizada. No meio da desorganização que é a minha vida, fui encontrando alguns truques que me ajudaram bastante a sobreviver. Caso contrário, não conseguiria trabalhar e estudar ao mesmo tempo e terminar o mesmo na altura certa.

Algures no meio destes truques e pequenas experiências práticas, descobri alguns hábitos que ocupam apenas 5 minutos cada. O facto de ocuparem uma percentagem tão baixa do nosso tempo, ajuda a que possam ocupar uma parcela da nossa rotina sem grandes problemas.

Estes hábitos de 5 minutos podem não parecer nada de especial e alguns de vocês vão mesmo dizer: «isto já eu sabia!». Mas será que já os implementaram nas vossas vidas e virão o seu verdadeiro efeito?

A partir do momento em que inseri estes hábitos na minha rotina, que os resultados têm sido visíveis. Mesmo quando saio de casa a correr porque, por obra do Espírito Santo, não ouvi a betoneira que é o meu despertador, saio com tudo o que preciso e pronta para enfrentar um novo dia.

Como? Todos estes hábitos estão enquadrados na minha rotina noturna, com o único intuito de melhor o dia seguinte.

Curiosos?

1.

PREPARAR A MARMITA NA VÉSPERA

Eu avisei que vocês iriam achar estes hábitos cliché, contudo, este é um daqueles que se me desleixo, me corre logo mal o dia. Dramático? Talvez. Mas a verdade é que se não preparo a marmita para levar para o trabalho na noite anterior, posso correr o risco de não a conseguir preparar de manhã e parece que o dia fica logo meio do avesso.

Adoro lanchar algo preparado por mim em casa e prefiro-o mil vezes a lanchar num café. Pelo que preciso dispensar cinco minutos da minha noite e preparar o meu lanche ou lanches, embala-los e arrumá-los na bolsa. Assim no dia seguinte, mesmo que tenha adormecido, preparar o lanche já não é uma das minhas preocupações.

Já para não falar que quando preparamos o lanche com calma, conseguimos fazer melhores escolhas relativamente ao que iremos comer. As opções acabam por ser mais saudáveis e nutritivas, do que se acordarmos tarde e agarrarmos no primeiro pacote de bolachas que nos aparecer no topo da gaveta.

Por isso, este é um dos hábitos mais importantes que inseri na minha rotina e me permite manter alguma ordem na minha vida.

2.

ESCOLHER O QUE VAMOS VESTIR ANTES DE DORMIR

Todos conhecemos aquele drama do «tanta roupa e nada para vestir». É um clássico e é um ritual que toma grande parte do nosso tempo, paciência e uma boa dose de amor próprio. Para além de que é a última coisa que precisamos para começar o dia.

Acordamos, ficamos meia hora a espreguiçarmo-nos na cama a pensar sobre o mal que fizemos ao mundo para acordarmos tão cedo, sentamo-nos na beira da cama, encarámos o armário e o filme começa.

«Mas o que é que me apetece vestir hoje?» – Perguntamos uma vez mais, depois de tantos dias a fazê-lo. Quando damos por ela, o tempo que tínhamos para nos arranjarmos esgotou-se. Começamos a entrar em parafuso, irados escolhemos a primeira coisa que a nossa mão alcança, mas com a qual não ficamos satisfeitos. O stress provocado por aquela banal tarefa deixa-nos maldispostos durante o resto dia e ainda mais irados quando nos apercebemos que tudo podia ter sido evitado.

Como? Fácil, perdendo um pouco de tempo na noite anterior, mesmo antes de ir dormir, escolhendo a roupa para o dia seguinte. Eu não era muito adepta deste hábito, apesar de os meus pais mo tentarem incutir quando eu era mais nova. Achava que as roupas escolhidas no dia anterior não conseguiriam captar e transmitir o meu estado de espírito. Todavia a roupa que escolhia sobre pressão de manhã, também não faziam jus a nada disso.

Pelo que um dos hábitos que me obriguei a ganhar foi precisamente escolher a roupa de véspera. Podemos viver o drama do «tanta roupa e nada para vestir», sem que este nos atrase o dia e nos deixe maldispostos. À noite, mais acordados e mais calmos, conseguimos tomar mais depressa estas decisões do que ainda com um olho meio fechado e o outro aberto.

Preparar a roupa na noite anterior para além de nos poupar o drama, poupa-nos tempo que podemos precisar logo de manhãzinha.

3.

DEFINE AS TAREFAS DO DIA E AS PRIORIDADES

Graças à minha desorganização, muitas vezes dei por mim a deixar tudo para a última porque não tracei nenhum plano, nem delineei tarefas. Tinha-las na minha mente, mas como não determinava datas, era bem capaz de as deixar para outra altura. Nem sempre correu bem.

Na minha busca de alcançar um nível de produtividade superior, comecei a obrigar-me a criar listas diárias de afazeres. Isto para me obrigar a realizar determinadas tarefas naquele dia e não me deixar levar pela preguiça. Quando tenho anotado, sinto que estou em falta para comigo se não as fizer.

Antes, costumava usar uns cadernos A6 de folhas brancas, para traçar as tarefas do dia e anotar as que ia fazendo. Agora uso o meu bullet journal para o efeito. Na verdade, o meu bullet journal tem sido o meu grande amigo ao longo dos últimos dois anos e, graças a ele, consigo manter as minhas tarefas mais em dia e organizadas.

Todos os dias à noite, sento-me um bocado antes de adormecer e escrevo no meu bullet journal o que preciso de fazer no dia seguinte, quais são os objetivos pretendidos com cada tarefa e estabeleço as prioridades para aquele dia.

E tal como vos tinha dito, são três hábitos de 5 minutos que fazem toda a diferença na forma como se desenrola o dia. Permitem-me começar o dia de forma mais relaxada, o que se reflete no meu humor ao longo do mesmo.

São hábitos já tão intrínsecos na minha rotina que já os faço sem pensar muito neles e a verdade é que vejo grandes melhorias na minha forma de enfrentar o dia. Menos correrias, menos dramas matinais e melhores hábitos para uma vida mais organizada e descansada.

Estes são os meus 3 hábitos de 5 minutos que mudam a minha forma de viver o dia-a-dia. E tu? Quais são os teus?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: