Cupcakes de São Valentim

O meu gosto por criar novas receitas de bolos, não veio do meu prazer em comê-los, porque eu sou assumidamente uma rapariga de salgados, nem caiu do céu. Ao longo dos anos, cresci junto de uma dupla de cozinheiros implacáveis que criavam as receitas mais loucas e saborosas.

Desde tartes verdes, a bolos de chocolate com courgette, a bolos que demoravam uma semana a fazer e jesuítas caseiros, eles já criaram de tudo. Vi-os moverem-se na cozinha numa dança sincronizada, entre movimentos ágeis, aquele momento para provar as massas e a troca de carícias típicas entre estes dois.

Foram eles que me deram o meu primeiro livro de receitas, que eu guardo com carinho, de seu nome «Cozinha com a Disney». Ajudaram-me a preparar a minha primeira receita, tinha eu uns sete anos, e era um Cacete Recheado à Moda do Mickey. Quando mais velha, foram os meus melhores críticos e os provadores oficiais de todas as minhas criações, por muito “estranhas” que parecessem.

Essa dupla de cozinheiros implacáveis são os meus pais. Uma dupla de mentores culinários que me apoiam em todas as minhas ideias.

Cresci a admirá-los e com a esperança que, um dia, também eu tivesse alguém que me ajudasse a pôr em prática as minhas loucuras culinárias. Que partilhasse comigo aquele momento e vivesse comigo uma das minhas grandes paixões, cozinhar.

Felizmente arranjei um namorado que para além de adorar comer as minhas criações, também me ajuda a prepará-las. Saiu-me a sorte grande e hoje de manhã, estivemos os dois de volta das batedeira e das formas de papel, para mais uma receita.

Juntos na cozinha, preparamos mais uma receita bem doce e perfeita para a data que se aproxima, o dia de São Valentim. Uns cupcakes de chocolate com uma textura aveludada e uma cobertura bem doce de queijo creme. Uma receita muito saborosa e ótima para preparem em parceria com a vossa cara metade. O que deixa mais uma sugestão de uma ideia low budget para o Dia de São Valentim.

Como revelou ser uma receita maravilhosa, decidi partilhá-la convosco. Para a recriarem vão precisar de:

– para o cupcake:

  • 250g de farinha de trigo para bolos
  • 20 g de cacau em pó
  • 250g de açúcar
  • 250g de manteiga sem sal
  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de leite magro
  • 1/2 colher de sopa de vinagre de cidra + 1 colher de sopa
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3/4 colheres de chá de bicarbonato de soda

– para a cobertura:

  • 200g de queijo creme
  • 800g de açúcar em pó
  • 150g de manteiga sem sal
  • Confetis de açúcar em forma de coração (opcional)

Como fazer:

– para a massa dos cupcakes:

  1. Primeiro, tratamos da massa para os cupcakes. Com a ajuda de um garfo misturamos a farinha, o açúcar e o cacau em pó.
  2. Junta-se a manteiga à temperatura ambiente e os ovos. Com a ajuda da batedeira, envolve-se tudo muito bem, quando esta alcançar a homogeneidade, acrescenta-se o leite e 1/2 colher de sopa de vinagre e continua-se a bater muito bem.
  3. Num copo mistura-se o bicarbonato de soda com o restante vinagre, mistura-se com uma colher e envolve-se na massa dos cupcakes.
  4. Verte-se a massa para um copo medidor e, com a ajuda deste, distribui-se a massa pelas formas de papel. Enche-se 3/4 da forma e leva-se os cupcakes ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.

– para a cobertura:

  1. Quando os cupcakes estiverem prontos e arrefecidos, prepara-se a cobertura. Primeiro peneira-se o açúcar para uma taça, junta-se a manteiga e o queijo creme e mistura-se bem, até que tudo esteja bem envolvido.
  2. Cobre-se os cupcakes com a cobertura de queijo creme e polvilha-se com os confetis em forma de coração. E voilá!

Uma receita que parece mais complexa do que aquilo que é, mas que todo o trabalho resulta numa receita que vale mesmo a pena provar. Bem doce, suave e saborosa combina na perfeição com a data que se aproxima.

Experimentavas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: