Noodles com Pak Choi, Shiitake e Bacon

Como já expliquei antes, nem sempre fui uma grande adepta de experimentar sabores desconhecidos. Era muito desconfiada e se não conseguia soletrar, não queria provar. Graças a Deus, as pessoas mudam e eu mudei radicalmente nesse sentido.

Aprendi a apreciar a gastronomia de outras culturas e a criar novas receitas com os seus sabores. Tornei-me mais destemida na cozinha e tomei o gosto por ir comprar os ingredientes certos para cada receita.

Assim que entro no supermercado transformo-me num «peixinho dourado», mesmo que vá com uma missão em mãos, acabo por me deixar distrair pelas coisas “brilhantes”. Esta é a descrição do meu namorado, contudo, o que realmente acontece é que eu gosto de ver a zona dos frescos, gosto de ver as novidades e de ver se as lojas têm novos produtos.

Foi graças à minha faceta de “peixe dourado” que esta receita surgiu. Tinha ido ao Lidl comprar pão e algo para fazer umas sandes para o lanche, quando me permiti passear pela zona dos legumes. Estava apenas a ver, quando os meus olhos passaram por umas couves pak choi que me sorriram. Sim, sorriram e por que me sorriram, tive de as trazer comigo.

Não sabia como se preparavam, nem que tipo de receitas podia preparar com elas. Só sabia que bastava uma certa dose de pesquisa e iria encontrar alguma coisa. Pesquisei no Pinterest, como faço sempre, mas nenhuma receita me cativou, então procurei apenas qual o melhor modo de preparo, para poder assim abrir asas à imaginação sem arruinar o seu sabor.

Cá em casa, ao domingo ao jantar é cada um por si. Cada um come o que quer e prepara o seu, pelo que esperei pelo jantar de domingo para inventar algo para incluir as couves pak choi. Lancei-me na aventura e o resultado foi brilhante, modéstia à parte.

Preparei uns noodles de ovo com a couve pak choi, cogumelos shiitake e pedacinhos de bacon. O resultado foi perfeito, um casamento de sabores absolutamente divinal. Uma receita deliciosa e extremamente saborosa, que eu e o meu pai saboreamos até não haver vestígio de comida nas taças.

Por ter sido um sucesso cá em casa, hoje partilho esta minha receita convosco, para que vocês a possam recriar em vossas casas. Para tal, vão precisar de:

  • 1 couve Pak Choi
  • 1 meada de noodles de ovo
  • 1 mão cheia de cogumelos shiitake
  • 1 chávena de bacon aos pedaços
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • Mistura de 5 pimentas q.b. (opcional)
  • 1/2 colher de sopa de azeite
  • Água a ferver q.b.

As quantidades apresentadas em cima são as que eu usei para duas pessoas, ou seja, duas taças bem cheias.

Como preparar:

  1. Primeiro, para que tudo seja mais fluído, prepara-se todos os ingredientes. Lamina-se os cogumelos shiitake. Corta-se o bacon aos cubinhos pequenos ou compra-se já cortados. Separam-se as folhas da couve Pak Choi e lavam-se muito bem.
  2. Quando tudo estiver a pronto, coloca-se o azeite a aquecer num tacho ou numa wok. Salteia-se o bacon e os cogumelos, quando estes ganharem uma corzinha, junta-se as folhas de couve. Deixa-se cozinhar durante um bocadinho e, só então, adiciona-se o molho de soja e as pimentas.
  3. Junta-se ao tacho os noodles e a água até que eles fiquem cobertos, deixando cozinhar durante 5 minutos. Depois junta-se o cubo de caldo de galinha e mexe-se bem para que este se dissolva. Tapa-se o tacho durante mais cinco minutos em lume brando, dá-se uma última mexidela e está pronto a servir.

Como podem ver é uma receita bem simples, rápida e prática, perfeita para aqueles dias em que não nos apetece ter muito trabalho, mas que queremos comer bem. Para esses dias tenho outra receita de noodles aqui no blog, a qual podes consultar aqui.

E tu, experimentavas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: