Uma semana a cuidar e a pensar mim

O ano de 2019 não foi o meu ano, pelo menos não no que diz respeito a cuidar bem de mim. Todos os meus hábitos diários e a minha rotina eram atos mecânicos.

Era um robô que acordava, vestia a primeira coisa que aparecia à frente logo pela manhã, limitava-me a lavar o rosto, pentear o cabelo e seguir caminho. Raros foram os momentos em que acordei, olhei ao espelho e apreciei o meu reflexo. Via uma estranha que por acaso tinha as minhas feições.

Não foi um ano fácil no campo do amor próprio. Preocupava-me tanto com a carga de trabalho que se ia acumulando e com outras situações que foram surgindo no caminho, que acabei por deixar em stand by todas aquelas pequenas coisas que me faziam feliz. Coisas que podem não parecer nada de especial, mas que para mim o são e fazem toda a diferença na maneira como me sinto e no modo como me olho ao espelho.

Inspirada pela Sara Sá (@saramcsa), que no início desta semana falou sobre o tema Auto Cuidado nos seus Stories do Instagram, decidi dedicar esta semana, em que estou de férias, para pensar e cuidar de mim. O resultado foi uma semana em que de dia para dia me sentia mais eu e mais feliz. Percebi que um simples momento de auto cuidado por dia faz toda a diferença.

Para vos mostrar que os momentos de auto cuidado podem ser muito mais do que momentos de relaxamento, self care ou refeições saudáveis, hoje partilho os sete momentos de auto cuidado que me ajudaram ao longo da semana a reconstruir a pessoa que eu outrora já fui.

1.

UM ENCONTRO DE IRMÃS

Esta semana, finalmente, decidi-me a desfrutar de um serão na companhia da minha irmã mais nova. Algo que, para vos ser sincera, acho que nunca nos últimos dezoito anos fizemos apenas as duas. Sem ela contar, combinei com os meus pais e tratei de tudo.

Levei-a a jantar a um dos restaurantes preferidos dela, que graças a Deus é baratinho, fomos às compras e acabamos a nossa noite nos cinemas, a ver o filme mais revoltante dos últimos tempos, «Tudo pela Justiça». Apesar de termos chorado como duas Marias Madalenas durante a segunda parte do filme, a noite resumiu-se em tempo de qualidade junto da minha pequenina de estimação e valeu ouro.

2.

MOMENTO CULINÁRIO

Uma das melhores terapias, para mim, é entrar na cozinha sabendo apenas que dali sairá uma nova receita. Um momento culinário sem receita por onde me guiar, com o único objetivo é divertir-me, fazendo uma das minhas coisas preferidas, cozinhar. Nem sempre corre bem, mas o simples facto de poder criar algo novo fascina-me.

Inspirada por uma sessão de cinema caseiro com a minha irmã, decidi meter as mãos na massa e fazer uns donut holes. A receita não correu como eu queria e há muita margem de manobra para a aprimorar, mas aquela hora em que estive empenhada na sua confeção funcionou como uma verdadeira terapia e renovou-me as energias.

3.

CUIDAR DO CABELO

Eu já fui menina de visitar o cabeleireiro apenas de meio em meio ano. Desde que me decidi a pintar o cabelo que as minhas visitas têm sido mais assíduas, porém não tanto quanto deveriam. Esta semana, aproveitei uma das minhas manhãs para ir dar um novo brilho ao meu cabelo e, desta forma, mimar-me. Um miminho para o cabelo e para minha auto-estima. Aliás, «a verdadeira mudança numa mulher começa com um novo corte de cabelo», não o cortei, mas a mudança fez-me bem.

4.

UM LIVRO JUNTO À LAREIRA

Ler sempre foi uma das minhas grandes paixões e como referi num dos últimos posts, este ano tenho como objetivo ler no mínimo 24 livros. Pelo que um dos serões desta semana foi passado junto à lareira a ler o «Criaturas Maravilhosas», que consta da minha lista de livros para 2020. Não o terminei, mas já não falta muito e a história está-me a surpreender bastante.

5.

PASSEIOS INESPERADOS

Os meus passeios preferidos, ou aqueles que me sabem melhor, são os mais inesperados. Passeios que não são planeados e nos quais alinho sem pensar. Na quarta-feira à tarde alinhei num passeio com o meu namorado e um amigo nosso, sabendo apenas que ia passar a tarde com eles, mas sem saber qual era o destino ou que íamos fazer. Acabamos numa esplanada à beira-mar na Apúlia e a lanchar no Cereal World em Braga. Um passeio como eu gosto, sem horários, sem destinos, sem planos, pelo menos não delineados por mim.

6.

APAPARICAMENTO” MATINAL

Quando era mais nova e mesmo já na universidade, sempre que conseguia, ou tinha paciência, permitia-me viver um ritual matinal de beleza ou, como eu digo em cima, de apaparicamento.

Basicamente, o apaparicamento consiste em tratar de mim, desde os cuidados de pele (cremes e máscaras), cuidados com o cabelo e terminar com uma bela de uma maquilhagem. Acreditem ou não, senti que comecei o dia de uma maneira muito mais leve e feliz. Senti-me bem na minha pele, algo que já não acontecia há algum tempo.

7.

VISTAS PARA CONFORTAR A ALMA

Desde que me lembro que sou uma rapariga muito apaixonada por belas paisagens, na sua maioria de zonas mais verdes e quase todas localizadas no Gerês, mas existe um lugar em Braga que me conforta de igual modo – o Bom Jesus.

Existe algo naquele ambiente e naquela vista sobre a cidade que me deixa maravilhada e funciona como uma boa dose de felicidade. Sim, eu senti-me bem naquele lugar e, esta semana, decidi visitá-lo no meu último dia de férias e no último dia da semana. Foi um passeio engraçado, agradável e mágico que ajudou a preparar-me para hoje regressar ao trabalho.

CONCLUSÕES

Esta semana serviu para descansar e para cuidar mais de mim. O resultado foi visível no meu sorriso que saía com muita mais facilidade do que o habitual. Eu senti-me feliz. Foram pequenos atos de auto cuidado, mas senti a diferença.

O que só me fez perceber que independentemente do tempo ou das situações que se possam cruzar no nosso caminho, devemos arranjar sempre uns minutinhos que sejam para cuidar de nós e nos focarmos nisso.

Saio desta semana com a energia renovada e com vontade de continuar este hábito de auto cuidado diário. Quero continuar a reconstruir-me e os auto cuidados são fundamentais para que tal seja possível.

E vocês que auto cuidados têm para convosco?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: