Lista de Livros para 2020

Ler sempre foi um dos meus hobbies preferidos. Na verdade, desde o momento em que eu aprendi a ler que existiu sempre uma relação especial entre mim e os livros, não é em vão que eu uso óculos.

Comecei pelas bandas desenhadas clássicas como Lucky Luke, Astérix e Obélix e Calvin & Hobbes, mas o meu pai acabou por me “obrigar” a ler prosa se queria continuar a ler as minhas histórias aos quadrados. Foi o melhor “castigo” da minha vida. A prosa foi toda uma nova descoberta e eu vi-me a ser abraçada pelas narrativas. O facto de não ter desenhos que me mostrassem visualmente a história, faziam-me fantasiar mais e imaginar mundos novos e lugares reais que nunca tinha visitado. Os livros tornaram-se bilhetes de ida e volta, com valor máximo de 20 euros, que me levavam a viajar pelo mundo e pelo tempo, no espaço de dias, às vezes horas.

O meu pai criou um monstro e quando dei por mim estava a usar óculos e a ouvir os meus pais dizerem: «Lê esse livro devagar que a carteira tem fundo!». Na altura não compreendia, mas quando o dinheiro me começou a sair do bolso, abrandei o ritmo. Eu era capaz de devorar um livro de 360 páginas numa noite. Aliás, muitas foram as noites em que li à socapa debaixo dos lençóis com a luz do ecrã do telemóvel, só para não ser apanhada a ler às tantas da madrugada em noite de escola. Até roupa usei para impedir a luz de sair pela parte de baixo da porta do quarto, não fosse o diabo tecê-las e eu não conseguisse apagar a luz a tempo, quando ouvisse os meus pais a acordarem no quarto ao lado. Fui um terror, mas a culpa é deles que me mostraram o quão maravilhoso era o mundo da prosa. Agora sinto o peso dessas traquinices nos meus olhos e na graduação assustadora dos meus óculos.

Depois de anos e anos a apreciar um novo livro quase todas as semanas, eis que entro na universidade e praticamente deixo de ler de forma recreativa. O que é visível só olhando para a minha estante de livros. Pode-se ver que as minhas últimas aquisições a titulo pessoal foram feitas com uma diferença de cinco anos. Uma foi em 2014 e é um livro sobre o mundo fantástico da autora Cassandra Clare, «A Cidade dos Ossos» e a segunda em 2019, um romance de Madeline Hunter, «O Duque Mais Perigoso de Londres». Se li algo depois disso, foram uns quantos livros dos meus pais e posso ter relido alguns meus, mas conto pelos dedos das mãos as histórias novas que li nos últimos cinco anos, quase seis da minha vida. Triste, eu sei. Por isso é que este ano decidi que não podia continuar assim.

Eu adoro ler e quero reavivar esse pequeno bichinho que está hibernado dentro de mim. Pelo que perdi a cabeça e aproveitei as promoções na Fnac e na Wook e adquiri cinco dos livros que tinha na minha lista do “para ler” no bullet journal. Lista esta que ainda é curta, mas que tenciono aumentar ao longo do tempo, talvez com algumas sugestões vossas.

  1. O Senhor // E. L. James
  2. Se Me Pudesses Ver Agora // Cecilia Ahern
  3. Sensibilidade e Bom Senso // Jane Austen
  4. Uma Mulher em Fuga // Lesley Pearse
  5. Tempo Fora do Tempo // Sherrilyn Kenyon
  6. Outlander: A Viajante do Tempo // Diana Gabaldon
  7. O Sétimo Selo // José Rodrigues dos Santos
  8. O Tatuador de Auschwitz // Heather Morris
  9. Um Duque Malicioso // Madeline Hunter
  10. A Rapariga que Sobreviveu // Leslie Wolfe
  11. A Distância entre Nós // Rachel Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis
  12. Criaturas Maravilhosas //  Margaret Stohl e Kami Garcia 

Esta lista ainda vai no início e espero construí-la aos poucos. O meu objetivo é ler no mínimo 24 livros, ou seja, o equivalente a dois livros por mês.

E vocês? Têm alguma lista de livros para este ano que conta apenas com dezassete dias? E algumas sugestões de livros para eu acrescentar à minha?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: