Acho que faltava menos de um mês para o fim do ano, quando me apercebi que 2019 estava prestes a terminar. Como assim?! Para onde foram os dias e os meses? O tempo escapou-se por entre os meus dedos e não sabia para onde fora. 2019 passou sem que me apercebesse. Dei por mim a rever o meu ano e a tentar perceber como é que tinha acabado tão rápido. Tantos planos, tantos objetivos, tantos encontros adiados e projetos chutados para o canto, tudo porque haveria tempo e mais que tempo… No fim, muita coisa acabou por não se concretizar.
2020 começou há oito dias e eu tenho meditado muito sobre a minha forma de atuação no ano que findou. Há muita coisa que eu quero corrigir e mudar na minha vida. Afinal este será o ano em que faço vinte e quatro anos e, se o tempo meter o turbo novamente, não tardarei a chegar aos vinte e cinco, e eu não quero atingir o meu quarto de século, olhar para trás e pensar: «eu podia ter feito tanto».
Revendo o meu ano 2019, ele até que não foi muito mau. Podia ter corrido bem pior. Podia não ter conseguido atingir nenhum dos objetivos que tinha traçado, o que não aconteceu. Aliás, 2019 foi o ano em:
- Que comecei a trabalhar.
- Que passeei e conheci cidades lindas de mão dada com o meu namorado e com os meus amigos.
- Que descobri o valor real que as férias têm na vida de uma pessoa.
- Que, depois de meses de muita luta, terminei o meu percurso académico.
Nada mau, certo? Mas mesmo assim, sinto que houve muito que ficou por fazer, muitas coisas que ficaram em stand by e que este ano gostaria de trabalhar mais. Não vou dizer que será o melhor ano da minha vida, mas prometi a mim mesma que trabalharia e me esforçaria mais para que seja melhor do que 2019, em todos os âmbitos da minha vida. Pelo que estabeleci cinco objetivos principais para 2020:
1.
TRATAR MELHOR DE MIM.
Em 2019, talvez graças ao cansaço, (escrever uma tese e trabalhar em simultâneo não é pêra doce), acabei por me deixar levar e não tratei tanto de mim quanto precisava. Inseguranças é algo comum no ser humano, mas não me lembro de ter tantas inseguranças como este ano. Não me sentia bem comigo, na verdade nem me sentia eu e isso é algo que vou tentar mudar imenso, investindo mais tempo em mim.
2.
TRATAR DA MENTE
Este último ano foi o vencedor no que toca a ataques de pânico, crises de ansiedade e muito muito muito stress. Cheguei a um ponto em que eu me sentia como que a ser engolida pela ansiedade e foram muitas as vezes que ela levou a melhor sobre mim. Por isso, espero em 2020, encontrar uma forma de tentar reduzir a minha ansiedade.
3.
LIGAR-ME MAIS COM O MUNDO REAL
Nesta era da tecnologia, torna-se fácil o contacto via mensagens, comentários e conversas nos chats das mais diversas aplicações. Talvez por ter sido um ano mais complicado, acabei por me desconectar do mundo real e acabei por adiar muitos cafés com os amigos. Esses momentos fizeram-me muita falta e acho que ajudou imenso a que me fosse mais abaixo e ficasse mais ansiosa. Pelo que espero em 2020 melhorar isso e ligar-me mais ao mundo real e às pessoas que me fazem bem.
4.
CRIAR E APRENDER MAIS
Sempre fui uma pessoa criativa e, este ano, o máximo que fiz foi um cachecol dos Ravenclaw e comecei este novo blogue. De resto, podemos dizer que não fiz muito mais do que isso. O único lugar onde sou criativa é no trabalho. Pelo que agora, com a dissertação para trás das costas, quero acordar o meu eu mais criativo e regressar aos meus pequenos projetos de DIY e quero aprender mais. Na verdade, encontro-me sedenta por mais conhecimento na minha área, quero aprender a usar novos programas, enveredar em mais projetos pessoais e, quiçá, alguns projetos que até possa partilhar convosco aqui.
5.
DAR O MEU MELHOR PARA SER FELIZ
Cliché? Eu sei, mas este é um dos objetivos dos quais nunca abro mão, ano após ano. Acredito que encontramos a felicidade quando damos o melhor de nós para que tal aconteça. Pelo que o meu objetivo é tentar abstrair-me ao máximo daquilo que me faz sentir mais negativa em relação a mim e à minha vida e, se preciso, afastar-me das energias mais negativas.
Tenho muitos mais objetivos, mas alguns são bem mais pessoais e quero mantê-los bem junto a mim.
Espero que este novo ano vos sorria e traga muitas coisas boas para as vossas vidas! Mantenham-se desse lado, porque espero que este seja o ano do OPHELIA!