Aletria de caneca em apenas 5 minutos

Existem doces que sabem bem todo o ano, mas que sabem ainda melhor nos dias frios de Inverno. Com o crepitar do lume na lareira, manta sobre os joelhos e atarefada com a apresentação da dissertação, senti aquele desejo de me mimar com algo doce. Estafada e sem vontade de dedicar muito do meu tempo à cozinha, decidi lançar-me numa busca pelo Pinterest. O objetivo era encontrar uma receita de mug cake ou de algo confecionado no microondas que correspondesse aos meus desejos, mas não encontrei nada.

Eram onze da noite, no dia seguinte tinha de me levantar bem cedo para ir trabalhar e começava a achar que aquele tempo dispensado na busca da receita perfeita fora um desperdício, quando eu finalmente percebi o que me apetecia. Apetecia-me um pouco de aletria acabada de fazer. Procurei por todo o lado, em português e inglês, e não encontrei nenhuma receita nem de aletria de caneca, nem de aletria feita no microondas. Como era aquilo que eu queria mesmo comer e saciar a minha alma, lancei-me numa aventura culinária que me deixou bastante orgulhosa. Sem uma receita por onde me guiar, sem tempos ou quantidades, peguei numa caneca, nos ingredientes que sabia que iria necessitar e o resultado foi simplesmente divinal.

5 minutos depois estava com uma malga de aletria doce e quentinha que me aqueceu o espírito e reconfortou o estômago. O sabor idêntico ao da aletria tradicional confecionada com amor e tempo em volta da panela, preencheu todos os meus requisitos. Doce, quentinha e divinal.

Curiosos?

Para recriarem esta receita de aletria de caneca vão precisar de:

  • 1/3 de chávena + 1 colher de sobremesa de leite
  • 1 colher de sobremesa de manteiga
  • 1 gema
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 1 casca de limão
  • Canela q.b.
  • 1 ninho de aletria ou o equivalente a 1/3 de chávena

Como fazer:

Junta uma colher de sobremesa de manteiga à caneca com 1/3 de leite e leva ao microondas durante 1 minuto. Retira a caneca ou malga do microondas, mexe com um garfo para a manteiga se misturar bem com o leite, adiciona o açúcar, a canela e a raspa de limão e leva mais 1 minuto ao microondas. Ao fim do minuto, junta a aletria partida aos pedaços e leva durante mais 2 minutos ao microondas. Num copo mistura-se a gema com uma colher de sobremesa de leite. Junta a mistura da gema à caneca com aletria, envolve bem e leva por mais 1 minuto ao microondas.

E voilá! Simplesmente divinal, em apenas 5 minutos.

Claro que os tempos podem variar consoante a potência do microondas, mas não irá variar assim por aí além. Espero que gostes desta receita, tanto quanto eu!

Provavas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: