Depois de um verão de temperaturas insuportáveis, eis que chega o Outono com semanas de dias duvidosos, onde o sol aparece e desaparece a seu belo prazer e ficamos na incerteza se a chuva nos dará uma trégua ou não. Carregamos o guarda-chuva debaixo do braço sem saber ao certo o que dia tem reservado para nós. Mas eis que chega aqueles dias que eu adoro. O sol escondido por entre uma camada fina de nuvens, uma brisa temperada e uma luz suave e adocicada que nos dá a sensação de moleza pós-almoço. Nestes dias vejo o meu corpo ser preenchido por uma vontade gigante de me estender ao comprido e ficar na morronhice todo o dia.
Há uns fins-de-semana atrás, o tempo estava assim. Um dia outonal de pura preguiça. Desejei poder esticar-me no sofá a ver uma série qualquer ou de poder ficar enroscada numa manta a ler um livro, mas com a tese ainda por terminar, não me pude dar a esses luxos. Então convenci-me que se estudasse, daria a mim mesma uma recompensa. Pus-me a redigir a tese com a banda sonora do costume de fundo – a minha gata mais nova, a London, a miar-me ao ouvido – quando esta decide dar-me um tratamento esfoliante. A imagem que me veio à cabeça foi a do camaleão do Entrelaçados e eu tive uma ideia. Já sabia o que daria a mim mesma no fim do trabalho, umas bolachas com pepitas de chocolate. Qual é a relação? – Perguntam vocês. É muito simples. As bolachas com pepitas de chocolate aparecem logo no início do filme enquanto a Rapunzel canta a música introdutória. E não me perguntem como me lembrei do camaleão, só porque a minha gata se decidiu a arrancar-me a pele com a sua lixa (língua), mas eu tenho o dom para as associações de ideias mais estranhas.

Por isso, trabalhei praticamente a tarde inteira e no fim, dediquei-me à culinária, estudei várias receitas no meu querido parceiro de vida, o Pinterest, e decidi prosseguir com uma receita meia inventada, porque à falta de ingredientes a “tropa manda desenrascar”. O resultado final foi simplesmente delicioso e fiquei surpreendida com o sabor. Crocantes por fora, macias por dentro e bem docinhas. Ótimas para uma tarde em que fazemos tudo menos aquilo que realmente nos apetece. Um bom incentivo ao estudo e uma recompensa brilhante pelo esforço.
Para recriares estas deliciosas bolachas à moda da Rapunzel, vais precisar de:
- 2 chávenas de manteiga amolecida
- 2 chávenas de açúcar
- 4 ovos
- 2 colheres de sopa de essência de baunilha ou açúcar baunilhado
- 6 chávenas de farinha de trigo para bolos
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de sal fino
- 2 chávenas de pepitas de chocolate negro
Estas quantidades dão para aproximadamente 50 bolachas.
Como fazer:
Num recipiente grande, mistura com a ajuda de uma varinha de arames a manteiga com o açúcar, os ovos e a essência de baunilha. Depois junta a farinha, o bicarbonato e o sal e envolve primeiramente com uma espátula e depois com as mãos. Quando a massa estiver moldável, junta-se as pepitas de chocolates e envolve-se tudo de maneira a que fiquem uniformemente dispersas por toda a massa. Forma umas bolas pequenas com as mãos e coloca-as sobre uma folha de papel vegetal num tabuleiro para levar ao forno. Esmaga as bolas com a ajuda de uma colher e leva ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 10 a 15 minutos. E tam tam! Bolachinhas deliciosas em 30 minutos!
Simples, certo? A receita perfeita para estes dias perfeitos de Outono, quase Inverno. Até a Rapunzel aprovaria!
E tu, aprovavas ou provavas?