As panquecas mais fofas

Não sou uma “rapariga de doces”, na verdade, eu sou aquela pessoa que adora inventar receitas de bolos e prepará-los, mas não sou grande fã de os comer. Não faz sentido algum, eu sei, mas é um “problema” com o qual vivo desde o ínicio dos tempos. Há poucos doces que me atraiam e por norma só me dá aquela verdadeira tentação quando estou a estudar. No fim-de-semana passado, não foi diferente.

Apesar de ser verão, estarem uns dias de calor que não se aguenta, eu não me encontro de férias. Como a verdadeira adulta que sou, trabalho todos os dias e ainda tenho uma tese para terminar e foi graças a ela que surgiu esta incrível receita. Sim, graças à minha tese, pois foi enquanto trabalhava para ela que me surgiu aquele desejo de comer uma bela de uma panqueca. Daquelas fofinhas e bem saborosas, pelo que pensei tentar fazer uma daquelas panquecas japonesas que podemos encontrar por todo o Instagram, mas não correu como eu esperava. Nem sempre pode correr bem, só que na verdade, a minha tentativa falhada resultou noutra receita igualmente fantástica. Nunca tinha comido até aos dias de hoje umas panquecas tão fofinhas e macias como estas.

Deliciei-me com elas e ainda ganhei um boost de energia extra, qual poção do druída, para continuar a escrever a dissertação. Delicadamente macias e fofas com um toque fresco do limão que lhe confere um certo sabor de verão, esta receita de panquecas é espetacular para aquele lanche a meio dos estudos. Para além de aconchegar o estômago e dar alento à alma, ajuda-te a ter aquela pausa energizante que tanto precisas para te lançares de novo à carga. Para quem não se encontra no mesmo barco que eu, estas panquecas podem dar-vos alento à mesma, nem que seja a meio daquela tarde cansativa a trabalhar para o bronze.

Para recriares estas deliciosas panquecas em casa só tens de usar:

  • 375 g de farinha
  • 1 colher de sobremesa de raspas de limão
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 3 gemas + 9 claras
  • 75 gramas de açúcar
  • Sal q.b.
  • 2 colheres de sobremesa de manteiga
  • 1+1/2 colher de café de fermento
  • 2/3 de colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1+1/2 de leitelho ou 1+1/2 copo de leite com 1+1/2 colher de sopa de sumo de limão

Como fazer:

  1. Se não tiveres leitelho, deixa o sumo de limão atuar no leite durante dez minutos antes de o usares.
  2. Numa taça mistura o leitelho com as gemas, as raspas de limão e a manteiga previamente derretida. Quando estiver homógeneo, junta a farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento e uma pitada de sal.
  3. Entretanto bate as claras em castelo com o sumo de limão que irá ajudar a criar a textura e adiciona o açúcar aos poucos.
  4. Quando as claras formarem picos firmes nas pontas da batedeira, com a ajuda da espátula involve uma pequena porção das claras na massa. Tem de ser em movimentos gentis para não darmos cabo das claras e permitirmos que o ar se mantenha. Assim que a primeira dose estiver bem envolvida, junta a restante da mesma maneira gentil e lenta, sempre com a espátula. A massa vai ficar com um aspeto fofo, com bolhas e muito leve.
  5. Leva-se um tacho a lume médio e coloca-se uma concha de sopa com a massa das panquecas. Como tem manteiga na massa em príncipio, porque depende de tacho para tacho, não será necessário untar o tacho. A massa vai começar a criar bolhas no topo e no momento em que as bolhas começarem a ser muitas está na altura de virar a panqueca e permitir que esta cozinhe durante uns segundos desse lado. A panqueca vai ganhar volume no tacho e é exatamente isso que se pretende.

Apesar de parecer muito trabalhosa a receita, na realidade não o é. O resultado é uma panqueca bem fofinha com meio centimetro de altura. Com uma textura leve e muito macia.

Um fail que resultou nas panquecas mais fofas que alguma vez comi.

E tu? Sentes-te tentado a experimentar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: