Não é em vão que o meu cão mais novo se chama Kuzko e ainda sei de cor a música de entrada do «Kuzco e a Escola do Imperador». Eu era um bocado fã quando era mais nova e recordo-me de estar a ver os episódios no Disney Channel e pensar que os puffs de espinafres do Kronk deviam ser nojentos. Porquê? Porque levavam espinafres e eu era um bocado “alérgica” a coisas verdes.
Quando mais tarde na universidade comecei a tomar gosto em comer legumes, um dos que mais me conquistou foram os espinafres, sim, os espinafres, o legume verde que eu achava nojento. Comecei a comer numa de experimentar e agora já são inúmeras as receitas em que os incluo. Sejam massadas, pestos, esparregados, bifinhos recheados, onde eu conseguir junta-los à comida, eles lá vão. Anos mais tarde, olhando para o meu abastecimento semanal de espinafres lembrei-me: porque não experimentar fazer os bolinhos de espinafre do Kronk? Et voilá! Uma receita nova para juntar ao cardápio e um tópico novo para as receitas aqui no blog: Do Ecrã para a Mesa! Pois há tanta receita de filmes que eu gostava de experimentar que mais vale já criar um tópico e vocês podem ir dando sugestões do que gostavam que eu experimentasse!

Mas, avançando para os puffs de espinafre à moda do Kronk, que é isso que te traz aqui, para os recreares vais precisar:
- 2 folhas de massa folhada redonda
- 5 canecas de espinafres
- 1/2 cebola
- 1 colher de azeite
- 8 fatias de queijo
- 1 gema
- Sal q.b.
- 1/2 colher de sobremesa de molho de soja
- Sementes de papoila

Como fazer:
- Refoga a cebola picada em azeite num tacho, quando dourar adiciona os espinafres, o molho de soja e deixa os espinafres murchar. Vai mexendo para não queimar!
- Enquanto os espinafres vão cozinhando, corta cada folha de massa folhada em oito partes iguais e sobre cada parte coloca meia fatia de queijo, cortada na diagonal.
- Quando os espinafres estiverem tenrinhos e murchos, está na altura de acabar de preparar o prato. Com o auxilio de uma tenaz, coloca uma pequena porção de espinafres por cima do queijo em cada triângulo de massa folhada. Enrola começando pela pronta mais larga, de forma a formar um mini croissant.
- Pincela com gema de ovo batida e salpica com sementes de papoila.
- Leva ao forno pré-aquecido a 180º até dourarem.

Aqui em casa, comemos como entrada no almoço de domingo e estavam deliciosos e ganhei mais uma receita para o cardápio dos espinafres!
E tu, experimentavas?